Qual foi a primeira pessoa a ser curada por Jesus?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

A primeira cura que é contada no Evangelho de São Marcos, o primeiro a ser escrito, é justamente de uma mulher idosa, certamente viúva, a sogra de Pedro. Carregava todas as rejeições próprias daquela época, daquela região. Por ser mulher, idosa, viúva, que eram deixadas de lado, consideradas as miseráveis do povo.

Nos evangelhos temos o registro de 35 milagres operados por Cristo, que segundo Soares “revelam a extensão do domínio do poder de Jesus, mostrando sua autoridade sobre a morte e o inferno, sobre o diabo e seus agentes, sobre as enfermidades e a própria natureza” (SOARES, 2008, p. 141).

Em dois episódios distintos na Judeia, Jesus curou um cego na cidade de Jericó, e outro em Jerusalém. O cego em Jericó, se chamava Bartimeu, conforme citado porMarcos (10:46-52), Lucas (18:35-43) e Mateus (20:29-34).

Melhores momentos: conheça a história de A Cura do Paralítico de Cafarnaum - RecordTV - R7 Milagres de Jesus.

Após Sua Ressurreição, Jesus se encontra com Seus discípulos. Eles estão todos feridos, machucados, decepcionados com si mesmo, porque abandonaram o Mestre, não foram fiéis até o fim. Eles estavam com aquele sentimento de culpa e um vazio na alma.

Jesus poderia ter passado direto por esse homem, mas Ele não foi alheio ao sofrimento dele. Quando Ele olhou para aquele homem, sentiu a dor dele e perguntou: "Queres ser curado?" E ele responde: "Não há ninguém que me coloque no tanque." Devemos ter persistência naquilo que desejamos.

Essa cura acontece pela confissão, pois ela é o remédio para a cura da alma. Nós precisamos frequentar a graça que Deus nos concedeu com imensa assiduidade, que são os sacramentos: a Eucaristia e a confissão. Se queremos a cura da alma, precisamos confessar e receber a absolvição dos pecados.

Como Mestre que Cura, Jesus instruiu Seus amigos, dizendo: “Ide, e anunciai (…) o que tendes visto e ouvido: que os cegos vêem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem [e] os mortos ressuscitam”.

De acordo com a tradição cristã, foi Maria Madalena quem testemunhou a ressurreição e recebeu a primeira aparição de Jesus. Apesar de toda essa importância, ela é mencionada pelo seu nome apenas 14 vezes na Bíblia.

Mais de 500 brasileiros participaram em Jerusalém da cerimônia de Pentecostes, o dia em que, segundo a tradição cristã, o Espírito Santo se manifestou nos apóstolos.

Ele realiza esse milagre em um dia de sábado e ordena o homem que foi curado a levar a sua cama no dia de sábado, porque chegou o tempo de uma graça maior do que a Lei, e Jesus é senhor do dia de sábado.

O surdo-mudo foi apresentado a Jesus por algumas pessoas. Elas puderam presenciar um grande milagre: “Jesus tomou-o à parte dentre o povo, pôs-lhe os dedos nos ouvidos e tocou-lhe a língua com saliva. E levantou os olhos ao céu, deu um suspiro e disse-lhe: 'Éfata! ', que quer dizer “abre-te!”.

Um dia, Jesus estava andando com Seus discípulos e viram um cego de nascença. Os discípulos perguntaram se o homem era cego porque pecara ou porque seus pais haviam pecado. O Salvador explicou que nem seus pais nem o homem haviam pecado.

Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

E cumpriu-se a Escritura, que diz: E creu Abraão em Deus, e foi-lhe isso imputado como justiça, e foi chamado o amigo de Deus.

Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse” (João 5:2-4).

Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.

Ao que respondeu o centurião: “Senhor, não sou digno de receber-te sob o meu teto. Mas dize apenas uma palavra, e o meu servo será curado. O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar.

Resumo: No Evangelho de João, encontramos uma narrativa, que é a Cura do Cego de Nascença (Jo 9, 6-7). Nesta narrativa, Jesus cospe na terra, faz lama com saliva, unta com esta lama os olhos do cego e manda-o lavar na piscina de Siloé (que quer dizer Enviado).

Saulo ficou com medo e perguntou a Jesus o que deveria fazer. O Salvador disse-lhe que deveria ir a Damasco, pois lá receberia instruções. Saulo abriu os olhos, mas não via nada. Ele estava cego.

Restabelecer ou recuperar a saúde; pôr fim a uma doença. 2. Sarar, tratar.