Quem foi a primeira pessoa a ser batizada?

Perguntado por: imagalhaes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 17 votos

“Assim, João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de conversão para a remissão dos pecados” (Marcos 1,4) Bíblia de Jerusalém. Esta passagem de Marcos mostra João em atividade no deserto, proclamando a mudança de vida e batizando as pessoas. Podemos considerá-lo o primeiro a batizar.

Na Igreja Católica o batismo é praticado na maior parte dos casos em recém nascidos, algo que começou no século III. É considerado o primeiro sacramento, onde a cabeça da criança é molhada três vezes.

2 – O primeiro batismo no Espírito Santo foi vivido em Pentecostes. Prometido já no Antigo Testamento (cf. Joel 3), o derramamento do Espírito Santo tem seu momento no evento de Pentecostes. “Chegando o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar.

“Assim, João Batista esteve no deserto proclamando um batismo de conversão para a remissão dos pecados” (Marcos 1,4) Bíblia de Jerusalém. Esta passagem de Marcos mostra João em atividade no deserto, proclamando a mudança de vida e batizando as pessoas. Podemos considerá-lo o primeiro a batizar.

A Forma Correta do Batismo
Então imergirá a pessoa na água e depois sairão da água” (D&C 20:73–74). A imersão é necessária. O Apóstolo Paulo ensinou que ser imergido na água e sair dela simboliza a morte, o sepultamento e a ressurreição.

Jesus pediu que João O batizasse. João sabia que Jesus sempre tinha obedecido aos mandamentos de Deus e não precisava Se arrepender. Por isso João achava que Jesus não precisava ser batizado. Mas Deus ordenou que todas as pessoas fossem batizadas, por isso Jesus disse a João que O batizasse.

O batismo de fogo é um termo no jargão militar que se refere à primeira experiência de combate de um soldado em batalha. Ela é uma frase originária das palavras de João Batista em Mateus 3:11.

Em que nome são batizados os crentes? A Bíblia diz em Mateus 28:19: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

Geralmente o batismo era feito através da efusão: a pessoa entra na água e a água é derramada sobre a cabeça do batizando com as mãos em forma de concha; ou aspersão: a água era aspergida sobre o batizando.

O Batismo é o primeiro dos Sacramentos, aquele que consagra o verdadeiro nascimento de um cristão. É através do Batismo que somos purificados do Pecado original e nos tornamos parte da Igreja e do corpo de Cristo. Graças ao Batismo, temos acesso aos outros sacramentos e começamos a seguir o caminho do Espírito.

O batismo por imersão é um perfeito simbolismo, não só da lavagem dos pecados, mas também da morte, do sepultamento e da ressurreição. O batismo significa o fim de seu antigo estilo de vida e o nascimento para uma vida com o compromisso de seguir o exemplo de Jesus.

O Espírito Santo traz paz e alegria; o fogo consome a vida própria e causa dor. Assim como o fogo habita no Espírito, o Espírito habita no fogo, pois Deus é Espírito, mas ele também é um fogo consumidor. (Hebreus 12:29.) O fogo fará sentir sua presença imediatamente após a pessoa ser batizada com o Espírito Santo.

Enquanto o batismo o lava de seus pecados, o Espírito Santo o santifica e purifica. Se permanecer fiel aos seus convênios batismais, você pode sempre ter o Espírito Santo consigo.

Pedro proclamou que Jesus é o “Senhor e Cristo” (Atos 2:36) e convidou as pessoas a se arrepender, ser batizadas e receber o dom do Espírito Santo. Cerca de 3 mil pessoas foram convertidas e batizadas naquele dia e continuaram fiéis na Igreja.

O cristão não precisa receber uma “cura” nem sentir um “choque celestial” para estar certo do batismo com o Espírito Santo, pois isso seria salvação pelas obras. A única forma de se apropriar da salvação é exclusivamente pela fé. Não porque sentimos, mas porque acreditamos.

7 Ele dizia as multidões que vinham para ser batizadas por ele: Raça de víboras... (Lucas 3,3; 7) Bíblia de Jerusalém. Sabemos também que Jesus foi batizado por João Batista, entretanto a primeira pessoa a ser batizada, o seu nome, o texto bíblico não se preocupa em citá-lo.

O batismo é uma ordenança sagrada e essencial para a salvação de todos os seres humanos. É através dele que você pode limpar seus pecados e fazer convênios com Deus: você promete cumprir os ensinamentos de Jesus Cristo para, então, receber Suas bênçãos.

São sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos.

Quando o batismo é válido? O batismo é ordinariamente válido quando o ministro (bispo, presbítero ou diácono) – ou em caso de necessidade qualquer pessoa batizada – derrame água sobre o batizando, enquanto diz: ““N…, eu te batizo em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”.

O batismo de Jesus está registrado nos Evangelhos Sinóticos (Mateus 3:13-17; Marcos 1:9-11; Lucas 3:21,22). Quando Jesus se aproximou de João Batista para ser batizado por ele, num primeiro momento João tentou declinar dessa tarefa. Ele argumentou que era indigno de batizar Jesus.

Jesus encontrou João Batista anunciando a palavra de Deus nas margens do rio Jordão e lá foi batizado por ele, marcando o início de seu ministério.