Qual o futuro do trabalho após a quarta revolução industrial?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 20 votos

Com essa revolução, o mercado de trabalho sofre uma mudança drástica – algumas profissões serão extintas dando espaço para novas carreiras. Profissões que poderão ser automatizadas, tais como cobradores de ônibus ou operadores de telemarketing deixarão de existir.

A Indústria 4.0 tem impacto significativo na produtividade, pois aumenta a eficiência do uso de recursos e no desenvolvimento de produtos em larga escala, além de propiciar a integração do Brasil em cadeias globais de valor. Além disso, implicará em transformações na gestão empresarial, principalmente em dois aspectos.

No futuro, o mercado de trabalho terá profissionais exercendo profissões que, neste momento, ainda nem existem. A evolução tecnológica e científica vai fomentar novos trabalhos. Inclusive, a estimativa é que as crianças do presente trabalharão em profissões que ainda vão surgir até 2030.

Como está o Brasil e a Indústria 4.0 hoje? A Indústria 4.0 no Brasil 2021 ainda está em desenvolvimento, hoje sendo mais um conceito do que propriamente uma realidade aplicada, visto que ainda são poucas as indústrias que contam com recursos avançados de tecnologia em seus serviços.

A Revolução Industrial alterou as formas de produção e as relações de trabalho. A manufatura deu lugar à maquinofatura. A fábrica substituiu a oficina. Os desenvolvimentos técnicos na indústria têxtil e metalúrgica aumentaram a capacidade produtiva e os trabalhadores começaram a ter outras funções e estatuto.

A Quarta Revolução Industrial tem alterado a forma como as pessoas vivem, trabalham e se comunicam. O governo, a sociedade, a indústria, a saúde, tudo está se mantendo em movimento, sendo reformulado. Portanto, é preciso adaptação às mudanças e aplicação correta do que mais possa trazer proveito para o seu habitual.

A revolução resultou em transformações sensíveis no modo de produção das mercadorias e nas relações de trabalho e em forte redução do salário. Os trabalhadores, intensamente explorados, mobilizaram-se em organizações e coordenaram dois movimentos: o ludismo e o cartismo.

Na Indústria 4.0, as máquinas têm maior capacidade de autonomia na execução dos processos ou mesmo na programação de rotinas de manutenção. Isso, aliado ao ganho de eficiência, gera oportunidades de reduzir os gastos, gerar economias (o chamado saving) e aprimorar os resultados.

Um dos maiores impactos causados pela indústria 4.0 será uma mudança que afetará o mercado como um todo. Consiste na criação de novos modelos de negócios. Em um mercado cada vez mais exigente, muitas empresas já procuram integrar ao produto necessidades e preferências específicas de cada cliente.

Pesquisa inédita: 57% da força de trabalho brasileira terá mais de 45 anos em 2040, mas poucas empresas estão se preparando. Segundo relatório do Caged, mais de 700 mil profissionais com mais de 50 anos perderam seus empregos durante a pandemia da Covid-19.

As empresas consideradas do futuro são aquelas que pensam à frente do seu tempo, se antecipando às mudanças e inovando seus processos, oferecendo respostas aos desafios impostos pelas transformações.

6 carreiras que estarão em alta em 2025

  • 1) Medicina Geriátrica. O envelhecimento da população pode ser consequência de alguns fatores. ...
  • 2) Cientista de Dados. ...
  • 3) Biotecnólogo. ...
  • 4) Profissionais Criativos. ...
  • 5) Advogado de Propriedade Intelectual e Direito Digital. ...
  • 6) Gerente Comercial. ...
  • Aprendizagem ao longo da vida.

Profissões em alta na Indústria 4.0

  • Profissional de cibersegurança.
  • Profissional de Big Data.
  • Profissional de impressão de alimentos.
  • Profissional de IoT.

O termo indústria 4.0 refere-se à caracterização da utilização de processos, dispositivos, técnicas e ferramentas desenvolvidas a partir da combinação de tecnologias físicas, biológicas e digitais para produzir bens de consumo e serviços operacionais voltados à comercialização.

Um dos grandes impactos da indústria 4.0 está relacionado à mão de obra. É forte a diminuição tanto de postos de trabalho quanto de atividades repetitivas e braçais. O modelo de fábrica como se conhece está mudando. Os trabalhadores apresentarão um papel mais estratégico, voltado para o conhecimento técnico.