Qual foi o povo que construiu a cidade de Machu Picchu?

Perguntado por: emata . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

civilização inca

17, junho 2022. A cidade de Machu Picchu foi construída no século XV e foi uma das mais importantes da civilização inca. Machu Picchu foi, ao lado de Cuzco, um dos dois mais importantes centros urbanos da antiga civilização inca.

Por ser uma sociedade antiga de forte inclinação religiosa, os incas construíram Machu Picchu em adoração ao deus sol, pontuando praças, cemitério e casas em lugares estratégicos para dar passagem à divindade adorada.

civilização inca

Machu Picchu é um conjunto de ruínas da civilização inca localizadas no interior do Peru. Esse sítio arqueológico, um dos mais importantes do mundo, recebe milhares de turistas. A história de Machu Picchu está vinculada à civilização inca, um dos mais importantes povos pré-colombianos das Américas.

Inca Pachacutéc

O Machu Picchu foi construído em meados do século XV a pedido do nono imperador Inca Pachacutéc. Sua construção, em grande parte, foi feita com pedras. Como o povo inca possuía uma grande religiosidade, acredita-se que foi construído num local tão alto para ficarem próximos aos deuses.

Os incas foram povos ameríndios, pré-colombianos, originários da região de Cusco, no Peru. Seu império foi muito importante, um dos mais desenvolvidos das Américas no período de sua existência, junto aos maias e astecas. Tinham uma sociedade dividida em classes e muito hierarquizada.

A mais conhecida é a Ashlar: as rochas foram cortadas de forma que se encaixam uma nas outras. Não existe nada além do próprio encaixe que ligue uma pedra à outra. O resultado é muito bonito de se ver, porém, mais do que isso, também é muito resistente. Machu Picchu já passou por abalos sísmicos e seguiu firme e forte!

Machu Picchu, que em língua quéchua significa “montanha velha”, fica sobre uma montanha de granito e abriga impressionantes construções erguidas com pesados blocos de rocha, cercado de enigmas a respeito desde sua criação. O local foi declarado pela Unesco como Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade.

Hoje, essas terras compreendem o Peru, a Colômbia, o Equador, o oeste da Bolívia, o norte do Chile e o noroeste da Argentina. O termo "inca", que hoje designa um povo e um império, originalmente significava "chefe", título dado aos imperadores e aos nobres.

Resumo sobre os incas
Os incas eram povos ameríndios, originários de Cusco, na região do Peru. A sociedade inca era dividida em classes, hierárquica. A economia inca era pautada na agricultura. A arte e a cultura eram bastante técnicas, com muitos detalhes e cores.

Habitavam a região hoje ocupada pelo Equador, Peru, norte do Chile, Oeste da Bolívia e noroeste da Argentina. Mais de dez milhões de cidadãos haviam se fundido nesta unidade política e cultural que era de elevado nível.

civilização inca

A região do atual Peru era habitada pela civilização inca, a qual foi dominada em 1532 com a chegada dos espanhóis. Ainda no século XVI, a colônia foi elevada a Vice-Reino do Peru.

Os incas, assim como os astecas, constituíram uma civilização complexa notabilizada pela construção de um enorme sistema de estradas. Essa civilização desapareceu a partir da conquista realizada pelos espanhóis no século XVI.

Inca Manco Capac

Sem consenso, sua fundação é atribuída ao Inca Manco Capac, no século XI ou XII. Porém, por meio de vestígios, acredita-se que o local já era habitado há 3.000 anos. De qualquer forma, Cusco é considerada a cidade habitada mais antiga de toda a América.

O incas formaram um grande império indígena que se concentrou, principalmente, na região do atual Peru. Esse povo foi conquistado pelos espanhóis a partir de 1532, quando uma expedição encabeçada por Francisco Pizarro aproveitou-se de uma guerra civil no Império Inca para dominar a região.