Quem foi que construiu a arca?

Perguntado por: edias3 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Moisés

Foi construída pelos hebreus após Moisés receber ordens de Deus no Monte Sinai sobre como construir esse objeto. A arca era o depósito das tábuas dos dez mandamentos, do cajado usado por Arão e de um vaso contendo maná.

A Arca da Aliança é descrita na Bíblia como o objeto em que as Tábuas dos Dez mandamentos teriam sido guardadas, e também como veículo de comunicação entre Deus e seu povo escolhido. Sua construção é orientada por Moisés, que por sua vez recebera instruções divinas quanto à forma e tamanho do objeto.

120 anos

Disto tudo concluímos que Noé não levou 120 anos construindo a arca. Pode, sim, ter pregado durante 120 anos, mas, quanto a construir a arca, isto pode ter tomado um espaço de tempo consideravelmente curto, de uns dois a cinco anos.

E tanto Cline quanto Magness dizem que mesmo que partes da Arca tenham sido ou venham a ser encontradas, nunca poderiam ser conectadas a eventos históricos de forma conclusiva. “Se realmente existiram, não temos como situar Noé e o dilúvio no tempo e no espaço”, pondera Magness.

A arca da aliança foi levada para Jerusalém, por intermédio de Davi, e lá ficou guardada no interior do Templo de Salomão, construído apenas no reinado de Salomão.

Dentro da Arca da Aliança havia as tábuas da Lei, um vaso com o maná do deserto e a vara de Arão que floresceu (Êxodo 25:16,21; Números 17:1-10; Deuteronômio 10:1-5). A Arca da Aliança ficava dentro do Santo dos Santos no Tabernáculo e, posteriormente, no Templo em Jerusalém.

Os filisteus derrotaram os israelitas na guerra e levaram a arca da aliança de Deus. Os filhos de Eli, Hofni e Fineias, foram mortos durante a batalha. Depois de serem atormentados por várias pragas, os filisteus devolvem a arca.

O maná, portanto, é um tipo da Palavra de Deus: é o alimento que vem do céu para o sustento do seu povo. E qual é a figura da arca da aliança? Ela representa a presença de Deus no meio dos homens.

A vara de Arão significava um símbolo de advertência em Israel contra os rebeldes. O contexto envolvendo a vara de Arão que floresceu fala do episódio da rebelião suscitada em Israel contra a liderança de Moisés e o sacerdócio de Arão (Números 16; 17).

O Senhor ordenou a Noé que construísse uma arca na qual sua família e “tudo o que vive, de toda a carne” (Gênesis 6:19) fossem salvos do Dilúvio. As águas do Dilúvio destruíram os iníquos e todas as criaturas que viviam na terra, exceto as que estavam na arca.

“Noé foi agricultor, e o primeiro a plantar uma vinha” Gn. 9:20. É muito provável que durante os anos que construía a arca, ele tenha continuado a plantar e colher. Sua família precisava trabalhar para o próprio sustento.

Ararate

Na Bíblia consta que a Arca de Noé se firmou nas montanhas turcas de Ararate no 150º dia do dilúvio.

No livro Noah's Flood (O Dilúvio de Noé, em tradução livre), de William Ryan e Walter Pitman, geólogos marinhos relatam acreditar ter encontrado a origem histórica das lendas de uma grande enchente que destruiu civilizações antigas que margeavam o Mediterrâneo e o Mar Negro há 7,6 mil anos.

Em um estudo da Universidade de Leicester, a Arca de Noé poderia transportar até 70 mil animais, sendo 1,2 milhão de espécies catalogadas, sendo 5,5 mil mamíferos, com uma espécie de mamífero para cada 312 espécies de artrópodes.

Noé, segundo o Antigo Testamento, foi o primeiro filho de Lamec e neto de Matusalém. Quando Noé completou quinhentos anos gerou Sem, Cam e Jafé (Gn 5,25-32). Noé pertencia a nona geração depois de Adão.

Porém, nessa terceira invasão no ano 586 a.C a Arca da Aliança foi escondida em uma caverna próxima à Jerusalém e desde aquele dia, a Arca da Aliança nunca mais foi vista.