Qual foi o primeiro poema de Castro Alves?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.7 / 5 18 votos

A canção do africano

Em 1863, já manifestando tuberculose, Castro Alves publicou seu primeiro poema. Os versos de “A canção do africano” expressavam opiniões contrárias à escravidão. No mesmo ano conheceu Eugênia Câmara. Dez anos mais velha, era atriz portuguesa e estava em cartaz na cidade, no Teatro Santa Isabel.

Considerado o Poeta dos Escravos, era abolicionista. Como autor da terceira geração romântica, não escreveu apenas poemas de amor, mas também uma poesia marcada por seu caráter social. Assim, o poeta transita entre a idealização e o realismo crítico.

Em 1863, já manifestando tuberculose, Castro Alves publicou seu primeiro poema. Os versos de “A canção do africano” expressavam opiniões contrárias à escravidão. No mesmo ano conheceu Eugênia Câmara. Dez anos mais velha, era atriz portuguesa e estava em cartaz na cidade, no Teatro Santa Isabel.

O Navio Negreiro é uma poesia de Castro Alves que integra um grande poema épico chamado Os Escravos. Escrita em 1870 na cidade de São Paulo, a poesia relata a situação sofrida pelos africanos vítimas do trafico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil.

Antônio Frederico de Castro Alves nasceu em 14 de março de 1847, na pequena Curralinho, no interior da Bahia; hoje, em homenagem ao filho ilustre, essa cidade do recôncavo baiano tem como batismo o nome com o qual se eternizou o poeta romântico: Castro Alves.

O Navio Negreiro é uma obra do escritor baiano romântico Castro Alves (1847-1871) que foi publicada em 1869. Trata-se de uma poesia abolicionista, onde o autor aborda o tema da escravidão no Brasil.

Principais autores da terceira geração

  1. Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) ...
  2. Joaquim de Sousa Andrade (1833-1902) ...
  3. Tobias Barreto de Meneses (1839-1889) ...
  4. Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo (1849-1910) ...
  5. Sílvio Vasconcelos da Silveira Ramos Romero (1851-1914)

Considerado um dos poetas brasileiros mais brilhantes, Castro Alves tem sua obra dividida em duas grandes temáticas: poesia lírico-amorosa e a poesia social e das causas humanas.

O poeta baiano Castro Alves (1847-1871) pertence à terceira geração poética do Romantismo brasileiro, caracterizada pelo engajamento em relação a questões sociais. O inconformismo do autor com a escravidão fez com que ele se filiasse ao movimento abolicionista.

Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro, representante da Terceira Geração Romântica no Brasil. "O Poeta dos Escravos" expressou em suas poesias a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo.

Castro Alves é considerado o principal poeta da Terceira Geração do Romantismo brasileiro e figura entre um dos mais renomados escritores da literatura nacional.

1847 – Nasce, a 14 de março, na fazenda Cabaceiras, próxima a Curralinho, Antônio Francisco de Castro Alves, filho do Dr. Antônio José Alves e D. Clélia Brasília da Silva Castro.

As primaveras

Pertenceu à segunda geração do romantismo brasileiro. Sua obra mais famosa é o livro de poesias “As primaveras”. Casimiro de Abreu nasceu em 04 de janeiro de 1839, em Barra de São João, no estado do Rio de Janeiro. Filho de um rico comerciante e fazendeiro, foi influenciado pelo pai a trabalhar no comércio.

34

O navio negreiro é composto de seis partes, com um total de 34 estrofes e alterna métricas variadas para obter o efeito rítmico mais adequado a cada situação retratada no poema.

Voltemos aos superlativos. O romântico Castro Alves também fez uso da forma “libérrima”. Para o vate romântico, a poesia é uma “musa libérrima”, à qual ninguém pode calar. No seu belíssimo “Navio Negreiro”, o poeta a invoca para denunciar o crime da escravidão.