Quem foi João Alves da Feitosa?

Perguntado por: epeixoto . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.5 / 5 3 votos

Segundo a maioria dos estudiosos, o primeiro Feitosa a chegar ao Brasil foi o português João Alves Feitosa, provavelmente, na primeira metade do século XVII, o qual teria se radicado na vila de Penedo (hoje, no Estado de Alagoas), às margens do Rio de São Francisco.

Feitosa é um sobrenome toponímico português com origem na freguesia de Feitosa, em Ponte de Lima. O vocábulo teria origem no latim filictosa (de filictum), “lugar onde há fetos” (fruto da terra; plantas sem flores).

Sabe onde seu sobrenome surgiu? E em que país ele é mais popular? No site Forebears, você tem acesso a essas informações e é possível descobrir, de forma simples, a origem do seu sobrenome. Com base em dados coletados em diversos países, o site mostra onde está a maior parte de pessoas com sobrenomes iguais.

Silva, Santos e Oliveira são os três sobrenomes mais comuns do Brasil. Eles são compartilhados por milhões de pessoas em todo o país, mesmo elas não tendo necessariamente ligações de descendência diretas. A maior parte dos sobrenomes brasileiros têm origem portuguesa e remontam o período colonial do país.

1) Silva. Em primeiro lugar, estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros possuem o sobrenome Silva, cujas origens derivam de Portugal.

Segundo a pesquisa no site, os cinco sobrenomes mais comuns no Brasil são Silva, Santos, Oliveira, Souza e Rodrigues. Silva, o grande campeão, está presente em mais de cinco milhões de sobrenomes dos brasileiros. Com a incrível frequência de 1 a cada 40 sobrenomes no país.

Significado: Do grego kléos, fama. Ou o diminutivo de Cleópata, que vem do grego Kleo-patros (“pai famoso”).

Deste modo, escreve-se: Feitosa — porque este nome tem origem no adjecvo (não dicionarizado) feitosa, «relativo a feito (= feto)».

Heloísa: Significa "saudável", “saudavelmente larga"; "combatente gloriosa", "guerreira famosa", "famosa na guerra". A partir do francês Héloïse, tem origem no nome germânico Helewidis. É formado pela junção dos elementos heil, que significa "são, saudável", e wid, que quer dizer "larga".

Alves é um patronímico de origem portuguesa, derivado da abreviação de Álvares, “Alvz” ou “Alz”, ou seja, filho de Álvaro. A origem do prenome é controversa. Para alguns, tem influência árabe, vindo de al-barî, o perfeito, ou al-bâri, o brilhante.

Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Sobrenomes no Brasil
Foi somente no século XIX que os registros civis tornaram-se padrão no Brasil e passaram a incluir sobrenomes nas certidões de nascimento. Até a abolição da escravidão em 1888, os escravos também não tinham sobrenomes.

O Dicionário da Família Brasileira, de Cunha Bueno e Carlos Eduardo Barata, informa que os Cavalcanti são a maior família brasileira - maior até que os Silva, o que significa que existem muito mais severinos do que lulas - e está espalhada por todo o País.

Segundo relatos históricos, Rui Pires de Ferreira foi o primeiro a adotar a alcunha como sobrenome. Há indícios de que a família Ferreira veio em caravanas para o Brasil, logo após a colonização, e fixou residência no estado de Alagoas. Hoje, mais de 2,3 milhões de brasileiros possuem o sobrenome.

Muhammad é o nome mais popular no mundo.

Se destacando entre sobrenomes convencionais, esses são alguns dos sobrenomes mais chiques do Brasil:

  • Annenberg;
  • Bernardi;
  • Campos;
  • Castro;
  • Sanches;
  • Schmütz;
  • Timberg;
  • Werneck.