Qual foi o primeiro RPG do mundo?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 27 de abril de 2023
4 / 5 13 votos

Dungeons & Dragons

Em registros oficiais, o Role Playing Game ou RPG surgiu no ano de 1974. O primeiro lançamento foi o jogo Dungeons & Dragons (Masmorras e Dragões, em português), criado por Gary Gygax e Dave Arneson.

Os primeiros RPGs eletrônicos surgiram em 1975, nos gigantescos computadores PDP-10 e Unix. Os primeiros eram inspirados em D&D, um chamado Dungeon e outro d&d. Os primeiros para computador pessoal foram Akalabeth: World of Doom de 1979 (que começou a conhecida série Ultima) e Wizardry de 1981, para o Apple II.

Tormenta 20

Tormenta 20
Com mais de 20 anos de publicação, Tormenta é o maior e mais celebrado jogo de RPG de mesa brasileiro. Em 2019, através de uma campanha de financiamento coletivo, foi lançado Tormenta 20, o novo manual de regras básicas do jogo.

O físico e fisioterapeuta frances, Philippe Souchard, criador do método RPG - Reeducação Postural Global, esteve pela primeira vez em Campos neste sábado (08/12) participando da VIII Jornada Científica de Fisioterapia do Isecensa.

Sendo assim, Diablo IV lidera a lista com 156,24 milhões de horas assistidas e um pico de 942 mil espectadores simultâneos. O RPG da Blizzard foi lançado dia 9 de maio e rapidamente se tornou febre nas transmissões.

O RPG começou a se expandir no país apenas na década de 1990, quando a Editora Abril Jovem trouxe algumas publicações internacionais e a Editora Talismã passou a publicar uma revista especializada em RPG, a Dragão Brasil.

Quando uma partida de RPG de mesa começa, é difícil prever se durará poucos minutos ou muitas horas. Mas um caso em especial ultrapassou todas as previsões e já segue por 40 anos: uma campanha de Dungeons & Dragons, comanda pelo inglês Robert Wardhaugh.

Ao confirmar os novos dados de vendas de The Elder Scrolls V: Skyrim, o game de RPG superou o clássico Super Mario Bros. com 58 milhões, mas segue abaixo de Mario Kart 8 Deluxe e seus 62 milhões.

Em 1991 é lançado o Tagmar, o 1º RPG Brasileiro, editado pela GSA.

O mercado nacional de RPGs deu-se início no ano de 1991, onde foi lançado o primeiro RPG criado por brasileiros: Tagmar (RODRIGUES et al., 2018). Após Tagmar, a primeira era de lançamentos nacionais surgiu, sendo seguido por outros lançamentos nacionais nos anos seguintes.

World of Warcraft

World of Warcraft
Provavelmente o MMORPG mais bem-sucedido da história, World of Warcraft pode não ser o fenômeno de antes, mas ainda é imbatível em todos os aspectos do gênero.

  • Apocalypse World. Apocalypse World foi o jogo que deu origem aos jogos chamados PbtA (Powered by the Apocalypse). ...
  • Dungeon World. Também é um PbtA, porém com temática medieval. ...
  • Savage Worlds. Esse RPG de mesa fácil é incrivelmente rápido e dinâmico e o melhor é um sistema genérico! ...
  • Fiasco. ...
  • Rastro de Cthulhu. ...
  • Fate acelerado.

O que é RPG (jogo):
RPG é a sigla em inglês para role-playing game, um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício. Os jogos de RPG podem ser jogados de diversas formas.

Em Dungeons & Dragons, Vecna é um dos personagens mais icônicos e lendários. Ele é conhecido como um poderoso lich, um ser que conquistou a vida eterna através da magia negra. Vecna é um dos mais temidos inimigos no universo de D&D, e muitos jogadores e DMs têm curiosidade sobre sua história e habilidades.

O Mestre de RPG ou Mestre de Jogo é o responsável pela Mesa de RPG.

Como surgiu o RPG? O RPG surgiu na França no início da década de 50, quando Françoise Mézières, uma terapeuta corporal, observou compensações distantes dos segmentos corporais enquanto os corrigia, surgindo a ideia de “Cadeias musculares”.

Melhores raças de RPG

  • Habilidades e potenciais da raça humana. Fonte/Reprodução: original.
  • Saiba o que é a raça Warforger. Fonte/Reprodução: original.
  • Quais as habilidades do anão. Fonte/Reprodução: original.
  • Qualidades e habilidades de um Meio Elfo. Fonte/Reprodução: original.

Considerando esse fator, o plano de saúde deve, sim, cobrir as sessões de RPG. Uma das razões que sustenta a obrigatoriedade é a presença do procedimento no rol de coberturas básicas da ANS. Mesmo após a aprovação do rol taxativo, a fisioterapia ainda consta nas coberturas obrigatórias, incluindo também sessões de RPG.