Qual foi o profeta que mais sofreu?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

foi um homem que conheceu a crise no seu íntimo pessoal e familiar. Sua crise envolveu todos que com ele estava. Dos empregados aos seus bens.

Gênesis: Judá vive desgraças e se culpa por ter vendido José como escravo.

“Mas quando digo: Não quero ser mensageiro do Senhor e não falarei mais do seu nome” [TI]. “Mas se digo: Esqueça, não vou mais falar nada que venha do Eterno! As palavras queimam como um fogo no meu coração e incendeiam meus ossos. Estou exausto, tentando segurá-las dentro de mim.

Egito

Interpretar a vida de Oséias não é fácil, ele é um símbolo dos acontecimentos de seu povo e época. Sua mensagem profética e sua história caminham lado a lado. Só para que possam ter compreensão ele casou-se com uma prostituta, Deus o deu esta ordem.

Às portas do desânimo, o projeto de sua vida -- de tornar Deus o centro de suas vidas, ele se anima, ao perceber quem Deus era para ele: era "como se um fogo ardesse em meu coração, um fogo dentro de mim. Estou exausto tentando contê-lo; já não posso mais!" (Jeremias 20.9).

A Bíblia fala de duas pessoas que foram arrebatadas: Enoque e Elias. Esses dois homens de Deus nunca conheceram a morte, pois foram arrebatados vivos.

A Bíblia nos mostra que os gigantes da fé também ficaram deprimidos, a exemplo de Jeremias, Elias, Jó, Jonas, Paulo e o próprio Jesus. Portanto, cristãos também podem ser atingidos por essa doença. Elias sentiu-se profundamente deprimido, mesmo depois de uma vitória sobre os profetas de Baal.

Pedro foi restaurado por Jesus e tornou-se um apóstolo cheio do Espírito Santo. Jesus não desiste nunca dos seus.

4- Apresente as suas dificuldades a Deus – 'Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. ' (Filipenses 4:6) – Deus quer nos ouvir. Compartilhe com Deus as suas dificuldades, tenha um relacionamento verdadeiro com Ele.

Não apenas rejeitaram as águas vivas (o Deus vivo), mas suas cisternas (reservatórios de água), que simbolizavam sua vida espiritual, tinham buracos e não podiam conter água. Em outras palavras, sua vida estava tão cheia de pecados que não podiam receber as bênçãos do Senhor.

No texto bíblico, Manassés é execrado como o monarca mais pecaminoso do Reino de Judá (2Reis 21,3-7), por ter reintroduzido a idolatria, permitindo a reconstrução de altares destruídos por seu pai.

Por que os filhos de Judá morreram? No caso da morte do primogênito Er, a Bíblia diz que o rapaz era mau aos olhos de Deus e que por isso o soberano resolveu matá-lo. Já Onã, o jovem desobedeceu e também desagradou a Deus. Como aconteceu?

Jeremias 36. Baruque escreve as profecias de Jeremias e as lê na casa do Senhor — Joaquim, o rei, queima o livro, e lhe sobrevém o juízo do Senhor — Jeremias dita novamente as profecias e acrescenta muitas outras.

Jeremias estava tão triste por causa do seu isolamento, porém no próximo capítulo (16) Deus ordenou que ele não se casasse e que não fosse nem para velórios nem para festas. Estes mandamentos certamente teriam aumentado este sentimento de solidão que Jeremias passava, mas Deus decretou-os mesmo assim.

Jeremias nasceu em uma família de sacerdotes e pregou ao reino do sul (Judá) por aproximadamente 40 anos, e “pregou contra a idolatria e a imoralidade” (Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Jeremias profetizou ao rei Zedequias que se o povo de Judá se rendesse para a Babilônia, eles não seriam destruídos.

Além disso, Jeremias profetizou que Judá serviria a Babilônia por setenta anos, quando então outro reino conquistaria a Babilônia.