Quem foi o primeiro profeta maior da Bíblia?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Testamento. Ele veio fazer a ligação do Antigo ao. Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus.

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 11“Em verdade eu vos digo, de todos os homens que já nasceram, nenhum é maior do que João Batista. No entanto, o menor no Reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos Céus sofre violência, e são os violentos que o conquistam.

Dentre os 48 profetas e sete profetisas consagrados pelos judeus, Elias é a figura tipicamente folclórica do pregador, reformista e milagreiro errante.

Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Um profeta ensina a verdade e interpreta a palavra de Deus. Chama os iníquos ao arrependimento e recebe revelações e orientação do Senhor para nosso benefício. Pode ver o futuro e prever acontecimentos para que o mundo seja alertado. A experiência de vida de um profeta pode variar.

O último juiz do povo hebreu foi Samuel, e o primeiro dos profetas registados na história do seu povo. Terá ungido os seus dois primeiros reis, Saul e David. Poderá ter vivido algures por volta de 1095 a.C.. O período dos Juízes foi seguido pela formação do Reino de Israel, sendo seu primeiro rei Saul.

O primeiro profeta da nova dispensação, João Batista, anunciou a vinda do verdadeiro Messias e esclareceu qual seria o tipo de salvação que Ele proveria. Referindo-se a Jesus Cristo, João disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (João 1:29).

Ezequiel profetizou e proferiu as palavras do Senhor aos judeus exilados na Babilônia na mesma época em que Jeremias estava profetizando em Judá e Daniel estava profetizando na corte dos babilônicos.

Oséias um profeta do Senhor se submeteria a essa situação para que os olhos daquele povo pudessem ser abertos para as atrocidades que estavam sendo feito do culto ao Deus verdadeiro e Santo.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Tem-se disso um belo eco em duas passagens de Maré que relatam a concepção do povo. Pouco a pouco, Jesus é identificado com João Batista ressuscitado, com Elias, com um dos profetas (Mc 6, 14-15 e 8, 28).

Quando e Onde Ele Foi Escrito? Jeremias começou seu ministério em 626 a.C., o 13º ano do reinado do rei Josias (ver Jeremias 1:1–2), e continuou a pregar até depois da queda de Jerusalém em aproximadamente 586 a.C. (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Jeremias”).

Jeremias é jogado em poço após pedido de Fassur ao rei.

Profeta é aquele que anuncia a Palavra do Senhor, que O tem em seu coração. O profeta é aquele que também denuncia às mentiras, desigualdades e injustiças. Profeta é aquele que tem discernimento do que convém e do que não convém.

Deixemos que a Bíblia fale por nós, mostrando-nos que Jesus, realmente, não é todo-poderoso ou onipotente como o é o Deus Pai, absoluto e único, enquanto que Jesus é também Deus, mas relativo. E isso não o diminui em nada, pois, como Ele mesmo ensinou, Ele é Deus Filho, enquanto que o Deus mesmo é o Deus Pai.

Elias, o profeta, foi levado ao céu sem experimentar a morte, D&C 110:13.

Portanto, a nomenclatura “Profetas Maiores” e “Profetas Menores” é apenas uma forma de classificação. É importante entender isto para que se saiba que a designação como “maior” ou “menor”, se refere ao tamanho da obra literária produzida pelo profeta, e não a importância de seu ministério.