Qual profeta foi conhecido por amaldiçoar Israel?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
3.9 / 5 14 votos

O rei de Moabe tentou contratar Balaão para que amaldiçoasse Israel, de modo que os moabitas conseguissem derrotá-los em batalha. Em sua leitura, pense no que teria feito se fosse Balaão e o que poderia aprender com o que aconteceu.

1. Balaão recusa-se a amaldiçoar Israel em troca da recompensa oferecida por Balaque. Ensine e comente Números 22:1–21. Aterrorizado pela aproximação dos israelitas, Balaque, rei de Moabe, enviou mensageiros para pedir a Balaão que fosse a Moabe e amaldiçoasse Israel em troca de uma recompensa.

A história sobre Balaão e a sua jumenta (que falou!), está descrita na bíblia, no livro de Números, parte do velho testamento. Balaão era um profeta conhecido naquele tempo. Os israelitas moravam a leste do rio Jordão, acampados numa região de planície chamada Moabe.

Testamento. Ele veio fazer a ligação do Antigo ao. Novo Testamento iniciado com a vinda de Jesus.

Isso aconteceu com Moisés, quando um homem chamado Amaleque veio com seu povo guerrear contra Israel. Leia Êxodo 17:8–11 e descubra o que Moisés precisava fazer para assegurar a vitória dos israelitas. Você pode marcar o que acontecia quando Moisés levantava as mãos e o que acontecia quando ele as baixava.

Números 31 relata como o Senhor enviou o exército de Israel contra os midianitas porque estes tentaram destruir os israelitas por meio da imoralidade e idolatria. Entre os mortos estava o adivinho Balaão, que se rebelou contra o Senhor e Seu povo.

Ele era um adivinho (alguém que alega predizer o futuro) que acreditava no Deus de Israel, ou pelo menos conhecia a respeito Dele, a ponto de ser influenciado pelo Espírito. O rei de Moabe tentou contratar Balaão para que amaldiçoasse Israel, de modo que os moabitas conseguissem derrotá-los em batalha.

Por três vezes, a jumenta viu o Anjo do Senhor de espada na mão, e desviou-se do caminho, protegendo Balaão de ser morto, e sendo fustigada por Balaão em todas as vezes. Na terceira vez, a jumenta falou com Balaão, explicando que tinha salvo a sua vida.

Balaão: Significa "destruidor de uma nação", "sem povo" ou "estrangeiro".

Oseias foi um dos poucos profetas do reino do norte (Israel) que deixou profecias escritas. O livro usa muitas metáforas e simbolismos que ilustram a amplitude do amor de Deus por Seu povo. Uma das metáforas centrais da mensagem de Oseias é o casamento.

Pode parecer um absurdo, mas na Bíblia há uma jumenta que se torna a voz de Deus, que chama um homem a revolucionar a sua missão, de adversário a profeta de Israel. Estamos nos capítulos 22-24 no livro bíblico dos Números.

Balaão então pediu um prazo de uma noite para consultar o Senhor. Naquela noite Deus disse a ele que não amaldiçoasse Israel “porque é povo abençoado” (Números 22:12).

Balaão foi um profeta midianita que morava em Petor, uma cidade na Mesopotâmia e foi contratado por Balaque, rei de Moabe, para amaldiçoar Israel, mas em vez disso Deus o obrigou a abençoar em vez de amaldiçoar o povo escolhido.

Alguns chamam Jeremias de o profeta “chorão” por causa da mensagem triste que ele transmitiu e por que ele viu suas profecias referentes à destruição do povo de Judá serem cumpridas.

Oséias um profeta do Senhor se submeteria a essa situação para que os olhos daquele povo pudessem ser abertos para as atrocidades que estavam sendo feito do culto ao Deus verdadeiro e Santo.

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

Nesse contexto caótico, estando o povo de israel oprimidos pelos seus inimigos é que Deus mostra sua graça e misericórdia e levanta juizes ou "libertadores" para livrá-los dos seus opressores, e Gideão foi um desses que Deus levantou.