Qual foi o último Papa a renunciar?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 12 votos

Celestino V

O último papa a renunciar voluntariamente foi Celestino V, em 1294, depois de liderar a Igreja Católica por apenas cinco meses.

O último papa a renunciar antes de sua morte foi Gregório XII, que, em 1415, pediu seu afastamento para pôr fim a uma guerra civil dentro da igreja na qual mais de um homem afirmava ser papa. Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

Papa João Paulo I

João Paulo I, nascido Albino Luciani (Forno di Canale, 17 de outubro de 1912 – Vaticano, 28 de setembro de 1978) e oriundo de família humilde, foi Papa da Igreja Católica. Governou a Santa Sé durante apenas 33 dias, entre 26 de agosto de 1978 até a data da sua morte.

José Tolentino Mendonça é o sexto cardeal português do século XXI e o terceiro Cardeal Eleitor português, o que o torna elegível como Papa num futuro Conclave, quando for escolhido o sucessor de Francisco.

Alexandre VI, ou Rodrigo Bórgia, é o nome do papa que esteve à frente da Igreja Católica de agosto de 1492 a agosto de 1503.

Um questionamento gerado por todo o mundo é se o Papa recebe algum salário. Contudo, é um mito, visto que ele nunca recebeu uma remuneração. No entanto, o Vaticano cobre todas as suas despesas, incluindo viagens e moradia.

10 anos de Pontificado: em 2022-2023, Papa Francisco e a terceira guerra mundial.

Papa João XVII (1003) foi casado antes de sua eleição ao papado e tinha três filhos que se tornaram sacerdotes. Papa Clemente IV (1265-1268) era casado antes de tomar ordens sacras e tinha duas filhas. Papa Honório IV (1285-1287) foi casado antes de assumir as ordens santas e teve pelo menos dois filhos.

O salário de um padre é dado pela paróquia, o valor do salário vai de acordo com o que cada arquidiocese recebe com dízimos e serviços, como batismos e casamentos.

Os padres podem se casar nas igrejas ortodoxas e de rito oriental, bem como nas igrejas protestantes e anglicanas. A Igreja Católica ensina que o sacerdote deve dedicar-se totalmente à sua vocação, tomando essencialmente a Igreja como sua esposa, a fim de ajudar no cumprimento da sua missão.

1. São Pedro. Viveu entre: Século I a.C. - cerca de 67 d.C.

papa João X

O papa João X (914-928) foi envenenado e assassinado pela matriarca romana Marózia, que também matou Estevão VII (929-931).

Alexandre VI

É considerado por muitos o pior papa da história da Igreja Católica. Após 11 anos de papado, Alexandre VI foi acometido por uma grave doença, juntamente com seu filho César. Este conseguiu se recuperar, mas o papa sucumbiu no dia 18 de agosto de 1503, aos 72 anos de idade.

O cardeal Robert Sarah, que renunciou a 15 de junho de 2020 por ocasião de seu 75º aniversário (idade oficial de aposentadoria no Vaticano), viu-se envolvido em uma polémica após o lançamento em janeiro de 2020 de um livro que defendia fortemente o celibato dos padres, um tema ardente na Igreja, co-assinado com o Papa ...

O Papa é eleito pelo Colégio dos Cardeais por meio do Conclave e seu posto é vitalício. Seu cargo eclesiástico é chamado de Papado e sua sede de "Santa Sé".

Todo homem batizado na Igreja Católica é virtualmente candidato a papa. Se eleito, deve abandonar a família, abraçar o celibato, ser ordenado padre e bispo. Gregório Magno, eleito em 590, era prefeito de Roma. O último papa não cardeal foi Gregório XI, eleito em 1370.

apóstolo Pedro

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que tem o apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a Igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18).

O Papa João Paulo I, que ocupou o posto por apenas 34 dias em 1978, será beatificado pela Igreja Católica, disse o Vaticano nesta quarta-feira (13).