Qual foi o verdadeiro fruto do pecado?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.

A ingestão do fruto proibido significou a possibilidade de atingir o conhecimento através do livre-arbítrio, mas também levou ao sofrimento (a expulsão do local divino, a necessidade do trabalho e as dores no parto).

O pecado estava em desobedecer a ordem de Deus. Ao comer do fruto (um ato de desobediência), Adão e Eva ganharam conhecimento pessoal do mal. Adão e Eva foram os primeiros humanos que pecaram. Eles desobedeceram a Deus e comeram o fruto da “árvore do conhecimento do que é bom e do que é mau”.

1. [ Religião ] Transgressão de preceito religioso. 2. Vício.

Esses termos são também usados simbolicamente na Bíblia. A Bíblia comumente utiliza "fruto" para se referir a ações e pensamentos das pessoas. Assim como frutos de uma árvore demonstram o tipo de árvore a que pertencem, da mesma maneira, as ações e palavras de uma pessoa revelam como é o seu caráter.

Simbologia. No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã.

tâmaras

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época.

Em um momento de descontração com Adão, Eva se separa do homem e encontra uma serpente que a convence de que não haveria problemas caso ela pegasse um dos frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal para comer. Então, ela pega um dos frutos e come.

O fruto que chamamos de verdadeiro origina-se do ovário da flor, mas nem todas as espécies de vegetais desenvolvem seus frutos a partir dessa estrutura. Em algumas plantas, além do ovário, outras partes da flor podem se tornar frutos.

Como Adão e Eva comeram do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, o Senhor expulsou-os do Jardim do Éden para o mundo. Sua condição física mudou como resultado de haverem comido o fruto proibido.

O termo fruta não tem um significado botânico e é popularmente designado às partes comestíveis, geralmente suculentas e adocicadas, que se originaram da flor, mas que nem sempre se desenvolveram do ovário. Assim, podemos dizer que nem toda fruta é um fruto.

O resultado de sua desobediência
De repente, seus olhos se abriram para perceber que estavam nus (Gênesis 3:7). Envergonhados de si mesmos, eles cobriram seus corpos com folhas e se esconderam de Deus. Mas Deus os pegou e perguntou se eles comeram do fruto proibido (versos 8-10). Adão culpou Eva por lhe dar o fruto.

Moisés

Moisés viu Deus face a face, no alto de uma montanha desconhecida, pouco tempo depois de ter conversado com o Senhor na sarça ardente, mas antes de ir libertar os filhos de Israel do Egito. (Ver Moisés 1:1–2; 17, 25–26, 42; ver também Êxodo 3:1–10.)

No livro de Marcos 3, 28-29, Jesus nos diz: “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado ...

As principais consequências do pecado original são a morte (Rm 6:23) e o afastamento de Deus (Rm 3:23). É de fato que não pecamos contra o mandamento, mas pecamos contra uma pessoa.