Qual idade para ir à escola?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Todas as demais, segundo a norma, deverão ser matriculadas na pré-escola e ingressar com 6 anos completos no ensino fundamental.

É direito da criança, desde que provada sua capacidade, ser matriculada no ensino fundamental, mesmo se a idade for inferior a exigida.

Pensando em socialização, não há motivo para entrada na creche antes dos 2 anos de idade. Sem dúvida, a interação com outras crianças (e adultos) é benéfica. No entanto, antes de 2 anos, em média, a criança gosta de brincar sozinha.

A idade ideal para colocar o filho na escola é a partir de dois anos e meio a três anos. Essa é a idade na qual ele está pronto para interagir com outras crianças e iniciar a socialização. Entretanto, isso não significa que se você colocar o filho antes ou depois deste período na escola estará errado. Pelo contrário!

As séries do Ensino Fundamental 1 e 2
Sendo assim, a faixa etária dos alunos do Ensino Fundamental I é de 6 a 10 anos de idade, enquanto que a faixa etária do Ensino Fundamental II corresponde às idades de 11 a 14 anos. Ou seja, o Ensino Fundamental atende desde crianças até adolescentes.

Resolução CNE/CEB nº 2, de 9 de outubro de 2018 - Define Diretrizes Operacionais complementares para a matrícula inicial de crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental, respectivamente, aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos de idade.

A Educação Infantil corresponde aos 4 e 5 anos da criança.
Obs.: ainda que a legislação brasileira preveja matrícula obrigatória no Ensino Infantil, apenas a partir dos 4 anos é possível, se for um desejo dos pais e/ou responsáveis, matricular crianças mais novas (2 e 3 anos).

Passando agora a ser dessa maneira: Classe de alfabetização (CA) = 1º ano. 1ª série = 2º ano.

O Grupo 2 Educação Infantil é responsável por formar crianças com faixa etária de 2 anos, a fim de proporcionar o primeiro contato com o aprendizado escolar, através de um ensino lúdico, considerado super importante para as fases iniciais dos pequenos.

Até os três anos de idade, o indicado é que as crianças sejam matriculadas em creches ou escolas com turmas voltadas para essa faixa etária. Já no caso de alunos com quatro ou 5 anos, os pais devem procurar a pré-escola.

Legalmente a pré-escola é parte da educação infantil, que se refere às crianças de Zero a Seis Anos. A pré-escola se destina a crianças de 4 a 5 anos (Pré I) e de 5 a 6 anos (Pré-II).

Com uma babá fica mais fácil organizar o cronograma da família, inclusive pensando em turnos flexíveis ou hora extra, como noites ou fins de semana. A creche vai ter um horário mais engessado, o que pode ser negativo para pais com profissões que exigem mais flexibilidade de dia ou horário.

Quem opta por babá, não precisa tirar a criança de casa naqueles dias frios e chuvosos. Além disso, a entrada do pequeno um pouco mais tarde na escolinha vai mantê-lo um período maior longe daquela série de vírus e infecções comuns que acometem os bebês por ainda não terem o sistema imunológico completamente formado.

Nesse caso, o leite mais apropriado para ser oferecido às crianças até um ano é a Fórmula Láctea Infantil.

Cada campo de experiências propõe objetivos de aprendizagem e desenvolvimento específicos para três diferentes grupos etários: bebês (de 0 a 1 ano e seis meses), crianças bem pequenas (de 1 ano e sete meses a 3 anos e 11 meses) e crianças pequenas (de 4 anos a 5 anos e 11 meses).

É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham. Explique sua motivação e lembre os docentes sobre seu desempenho acadêmico para deixar claro que está pronto para desafios mais avançados.

O Ensino Fundamental I, ou Anos Iniciais, vai do 1º ao 5º ano, e é obrigatório para todas crianças a partir dos 6 anos de idade.

A Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica. No Brasil, ela atende crianças de zero a cinco anos de idade, sendo obrigatória a partir dos quatro anos. Até os três anos, a criança deve ser matriculada em uma creche; entre quatro e cinco anos de idade, na pré-escola.