Qual irmão de José o vendeu?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Em Gênesis, José (Juliano Laham) sofrerá nas mãos de Issad (Ricardo Dantas) após ter sido vendido a "preço de banana" pelos irmãos, Judá (Thiago Rodrigues) e Simeão (Igor Cotrim).

E seus irmãos concordaram. 28 Quando os mercadores ismaelitas de Midiã se aproximaram, seus irmãos tiraram José do poço e o venderam por vinte peças de prata aos ismaelitas, que o levaram para o Egito.

O primogênito de Jacó até tenta ajudar José, mas Simeão o impede.

Tinha Davi trinta anos quando começou a reinar e reinou durante quarenta anos. Jesus tinha cerca de trinta anos de idade quando iniciou seu ministério.

O que acontece no final da história dos irmãos de José é redenção. Depois que os rapazes vão ao Egito para comprar mantimentos e reencontram o irmão, há um momento de reconciliação e José perdoa a todos. Assim, ele pede que seu pai seja levado as terras do Faraó e todos passar a morar no Egito.

Estes, quando José contava 17 para 18 anos, venderam-no como escravo, por 20 sheqels de prata, a mercadores ismaelitas, que o levaram ao Egito, no período da XVII dinastia.

Os irmãos de José o odiavam e, movidos pela inveja e pelo ódio, jogaram-no em uma cisterna e depois o venderam como escravo para o Egito.

Três vezes, na história de José, a frase “Mas o Senhor estava com ele” (Gênesis 39:2, 21, 23) é repetida, lembrando-nos de que, por mais terrível que seja a forma como somos tratados – vendidos, traídos, falsamente acusados, injustamente presos, esquecidos – a presença de Deus pode nos ajudar a passar pelos momentos ...

José foi jogado no poço pelos seus irmãos por ter sonhado com o futuro e porque recebeu uma túnica colorida de seu pai, Jacó. Deus “permitiu” que eles o jogassem num poço e o vendessem ao Egito (Gen. 37:3 e 28).

  • Judá
  • Benjamim
  • Simeão
  • Rubem
  • Issacar
  • Levi

Quando ele os encontrou em um lugar chamado Dotã, a maioria dos irmãos ciumentos de José queria matá-lo e jogar seu corpo em um poço vazio. Um dos irmãos, Rúben, pediu moderação e sugeriu que simplesmente jogassem José vivo no poço.

José na casa de Potifar
Porém, por optar ser fiel a Deus e também a quem ele servia naquela casa, José recusou deitar-se com a mulher de Potifar, que vinha assediando o rapaz. Por isso, após as mentiras e as tramas da mulher, ele foi acusado injustamente e mandado à prisão.

Por que José não foi reconhecido pelos irmãos? (Gênesis 42:7–8, 23; vinte e dois anos haviam transcorrido desde a última vez que tinham visto José. Quando José foi levado para o Egito tinha só dezessete anos, quando os irmãos o encontraram, já era um homem maduro.

Jacó já era velho quando José nasceu e por isso ele o amava mais do que a todos os seus outros filhos José era um filho exemplar para Jacó, excelente na arte de pastorear cabras e ovelhas. Ele amava seu filho, tudo ele ensinou para José.

Sheshi I era o faraó da época de José

Como os planos são nossos e o executar vem de Deus, ele teve que esperar dois anos.

Na época, ele vivia no Egito, pois desde que deixou a terra de Canaã para reencontrar o filho José (Juliano Laham), nunca mais retornou. As escrituras dizem que o patriarca viveu ao lado de José no Egito durante 17 anos.