Qual melhor farol branco ou amarelo?

Perguntado por: erebelo . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.7 / 5 8 votos

Já ficou na dúvida de qual lâmpada por no farol de seu carro? Branca ou amarela? Lâmpadas de luz branca conferem um melhor visual e estilo, porém lâmpadas de cor amarela tem melhor iluminação em situações de neblina e chuva se mostrando melhores para uso principalmente em viagens.

Lâmpadas de farol halógenas de longa duração
As lâmpadas automotivas ULTRA LIFE da OSRAM são as favoritas no quesito durabilidade. Comparadas às lâmpadas halógenas standard, elas oferecem uma vida útil impressionante, até três vezes mais longa.

Se você está apenas preocupado com a multa, saiba que dificilmente será punido por furar um farol amarelo. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê penalidades apenas a quem passa no sinal vermelho, considerado uma infração gravíssima, que resulta em sete pontos na carteira de motorista e multa de R$ 293,47.

As luzes brancas ou frias costumam ser mais indicadas para ambientes onde é preciso enxergar bem os objetos, como a cozinha e o banheiro. É também a mais utilizada em escritórios. Luz amarela (quente): dá um toque dourado, traz um aconchego ao ambiente, como se fosse um descanso para os olhos.

Se a luz ambiente não for possível opte por luzes amarelas, elas são as que menos cansam os nossos olhos por se assemelharem à luz do sol. Preferencialmente, é muito bom que a luz venha de lado para não dar reflexo na tela, como acontece em varandas, sacadas e quintais.

Segundo a Resolução 383, de junho de 2011, do CONTRAN, em seu artigo 6º, as cores das luzes emitidas pelos dispositivos de iluminação dos veículos e que são permitidas são as seguintes: – Farol de luz alta: branca. – Farol de longo alcance branca.

Devemos sempre usar o farol baixo, tanto de dia quanto de noite, ele ajuda a complementar a iluminação das vias de acesso. Essa informação é muito importante, porque muitas pessoas confundem e mantém a lanterna ligada achando que estão com o farol aceso.

Farol baixo – Deve ser usado à noite nas vias iluminadas e durante o dia nos túneis com iluminação pública. Já as motos devem circular sempre com ele ligado. Farol alto – Vias sem iluminação pedem por farol alto.

Lâmpadas Halógenas ou Comuns
As mais potentes chegam a 3,500k (que corresponde a capacidade de luminescência). As lâmpadas halógenas são mais baratas, e é identificada pela letra H. Para saber qual lâmpada comum é compatível com o veículo basta conferir no manual.

Além disso, não é aconselhável o uso do farol alto em dias com neblina e chuva, pois as gotas de água refletem a luz diretamente para o motorista. Como já citamos anteriormente, o melhor tipo de farol nessas situações é o farol baixo.

Lâmpadas de LED são melhores do que as de xênon? Verdade. O consumo de energia de lâmpadas de LED é menor do que as de xenon. Além disso, em geral elas possuem melhor performance com mais luz, duram mais e têm temperatura de cor maior, com luzes mais brancas.

Sinal amarelo: Significa “atenção”. É um alerta para o condutor, que deve diminuir a velocidade e parar o veículo, prestando atenção se o carro de trás está em uma distância segura para parar também. Sinal vermelho: Esse sinal indica que o motorista deve para obrigatoriamente.

O motorista que avança o sinal amarelo não é multado porque não há previsão no Código de Trânsito Brasileiro que diga que o motorista está infringindo a lei ao avançar o sinal.

O farol de led foi proibido? Até 2020, a troca das lâmpadas halógenas por lâmpadas de led era permitida, desde que fosse seguido o protocolo exigido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), porém desde 2021 o farol de led não é mais permitido.

A luz branca, também conhecida como luz fria, é indicada para ambientes que exigem mais foco e atenção. É importante mencionar que a temperatura da luz não quer dizer que ela vai esfriar (ou esquentar) literalmente o ambiente, e sim sobre a temperatura da cor.

Como calcular e escolher a lâmpada ideal
Não basta só escolher uma lâmpada pelo maior número de lúmens que ela tem, já que quanto maior o número, mais luz o equipamento emite. Existe uma Norma Técnica, a NBR-5413, que determina a quantidade de luminância ideal para interiores.

A luz fria tem uma maior quantidade de graus Kelvin em relação a luz quente (na média de 6.500K) e traz uma iluminação branca e quase azulada. Por ter mais intensidade de cor, ou seja, proporciona mais claridade, elas são muito usadas em locais que pedem por mais destaque para algum item.