Qual melhor lâmpada contra insetos?

Perguntado por: ovarela . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.1 / 5 8 votos

O pior desempenho foi da lâmpada incandescente. Já a lâmpada que menos atraiu insetos foi a opção de iluminação LED de tom quente.

As cores verde, roxo, azul e branco tendem a ser ignoradas pelos insetos.

AS LÂMPADAS QUE AFASTAM OS INSETOS
As lâmpadas apresentam funcionamento como qualquer outro modelo, mas contam com um revestimento especial no bulbo. Dessa forma, ao invés de passar toda radiação necessária para fazer a iluminação do ambiente, passa apenas radiação amarela.

Benefícios. Substituir as lâmpadas brancas pelas amarelas reduzirá o número de insetos, mariposas, besouros e mosquitos se aglomerando nas luzes das varandas ou quintais.

Para certificar-se de que a luminária LED UV-A produz fluorescência nos materiais penetrantes e nos materiais de partículas magnéticas, os LEDs devem ter um pico de comprimento de onda dentro da faixa 360–370 nm.

Para afastar os insetos, acenda algumas velas de citronela ou incenso para perfumar o ambiente. O aroma de alguns produtos como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda pode ser responsável por afugentar os insetos.

Para eliminar os bichos de luz da sua casa de um jeito bastante eficaz, você pode usar um repelente específico, como os inseticidas em formato aerosol. Eles agem direto no inseto, fazendo com que caia imediatamente sobre as superfícies. Outra opção é adotar o uso de raquetes elétricas, que funcionam muito bem!

Além dos repelentes naturais para afastar insetos mencionados, você pode utilizar óleo essencial de eucalipto, lavanda, capim-limão e melaleuca.

citronela

As mais conhecidas são a citronela, a lavanda, o manjericão, a erva-cidreira, a cânfora, a hortelã e o crisântemo. Além de úteis e belas, algumas são excepcionalmente eficientes para afastar mosquitos, pernilongos, formigas, pulgas, carrapatos e até baratas.

De fato, algumas pessoas são mais atrativas para os pernilongos do que outras. Isso é explicado por um fator: os odores expelidos pelo corpo. Dióxido de carbono (CO2): os mosquitos, assim como outros insetos hematófagos, são atraídos pelo CO2 emitido durante a nossa respiração.

Led de cor verde (470 – 550nm) - é usado para tratamentos que demandam a inibição da produção excessiva tanto de pigmentação quanto de melanina, pois inibe o estímulo dos melanócitos.

Repelentes eletrônicos são pequenos dispositivos atóxicos que por meio da emissão de raios UV ou de diferentes frequências de som, inaudível ao ser humano, repelem insetos e roedores. Os repelentes eletrônicos chegaram ao mercado como uma novidade e alternativa aos repelentes químicos.

Os mosquitos são como a maioria dos insetos noturnos. Os mosquitos não são atraídos para mais perto da luz e nem são repelidos por ela. Isto é, eles usam a luz que podem “ver” para se orientarem e serem guiados de um local para outro. Contudo, eles não percebem a luz da mesma forma que nós.

Por que a luz atrai insetos voadores? Porque os insetos noturnos se orientam pela luz lunar para voar e retornar a seu habitat. Quando encontram uma luz artificial, eles se confundem e mudam a direção de vôo.

Uma luz amarela é a pedida certa para trazer aconchego para a casa. Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para a iluminação de salas e quartos.

De acordo com muitas pesquisas, a hipótese mais conclusiva a que muitos especialistas chegaram é que os insetos noturnos em geral são atraídos pelas lâmpadas, pois confundem esse brilho com o da Lua. A realidade é que eles usam a luz para se localizar, método de orientação também chamado de orientação transversal.

Normalmente, os insetos são atraídos pelos raios ultravioletas das luzes negras. Isso acontece porque a luz ultravioleta é o comprimento de onda mais curto de todas as cores e, embora quase não seja visível ao olho humano, é muito visível para a maioria dos insetos(BASSO, 2017).

Luz negra é uma radiação eletromagnética composta majoritariamente por luz ultravioleta, capaz de excitar compostos fosforescentes. A luz negra é uma luz ultravioleta produzida junto a uma pequena quantidade de luz visível.