Qual o beneficio da cúrcuma para o homem?

Perguntado por: avilela . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 6 votos

Dentre os efeitos, ela destaca a capacidade antioxidante, decorrente dos curcuminoides curcumina, desmetoxicurcumina e bisdesmetoxicurcumina, como sendo a mais importante. Natacci comenta que é possível prescrever a cúrcuma como tempero ou mesmo em suplementação para prevenir inflamações e estresse oxidativo.

A curcumina que é a substância ativa da cúrcuma, uma planta muito utilizada na culinária indiana, é conhecida como açafrão-da-terra aqui no Brasil, possui propriedades anti-inflamatórias, antimicrobianas e antioxidantes, e por isso também é capaz de proteger contra o desenvolvimento do câncer de próstata.

A curcumina, substância encontrada no pó amarelo-alaranjado extraído da raiz da curcuma ou açafrão-da-índia (Curcuma longa), aparentemente pode ajudar a combater vários tipos de câncer, o mal de Parkinson e o de Alzheimer e até mesmo retardar o envelhecimento.

Geralmente, o melhor momento para tomar o suplemento é um pouco antes das principais refeições (almoço e/ou jantar). A parte da dosagem indicada pelo fabricante, só se deve tomar suplementos de cúrcuma com orientação médica. Desse modo, se evita praticamente todo e qualquer risco de sofrer algum efeito colateral.

Tempo a critério do especialista. Você pode dividir em duas vezes ao dia esta quantidade. Dosagem de cúrcuma para colesterol alto (por via oral): 1 a 1,4 gramas de curcumina em duas doses divididas diariamente por 3 meses. (Nota: neste caso específico, a cúrcuma pura não é a melhor opção para um tratamento.

Segundo a nutri, um dos principais trunfos do shot de cúrcuma com limão é oferecer um bom aporte de vitamina C e outras substâncias antioxidantes, que são ótimas para o sistema imunológico no combate à doenças e infecções.

A cúrcuma (curcuma longa) é conhecida também como açafrão-da-terra, possui um rizoma subterrâneo e é da mesma família do gengibre. Já o açafrão é proveniente dos estigmas de flores da planta crocus sativus. São duas plantas distintas, mas com cores bastante parecidas e, propriedades medicinais semelhantes.

O tomate é rico em licopeno, um poderoso antioxidante que consegue prevenir a prostatite, hiperplasia benigna da próstata e vários tipos de câncer. O licopeno absorvido acumula-se, principalmente, na próstata, impedindo a inflamação dessa região.

A urtiga é uma excelente planta para usar contra a próstata aumentada, pois contém substâncias que diminuem as enzimas responsáveis pela inflamação da glândula, além de regular os níveis de testosterona.

E as vantagens vão além: “Ele ajuda a controlar a glicemia, além de baixar o LDL, que é colesterol ruim e, assim, prevenir doenças cardiovasculares”, explica Juliana Zanetti, nutricionista da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo. A raiz também se mostra uma ótima aliada no controle da pressão arterial.

A cúrcuma tem ação antioxidante e anti-inflamatória que ajuda no controle da hipertensão.

Mas e os pacientes renais? Podem consumir cúrcuma? Em 2016, foi publicada uma revisão no Journal of Renal Endocrinology revelando os benefícios da curcumina na prevenção da progressão da doença renal em diabéticos e no controle inflamatório e de dor em pacientes em hemodiálise.

É um relaxante natural. Além de beneficiar diretamente a saúde física, o chá de cúrcuma age também como um relaxante natural. Por isso, é excelente para a saúde mental. Assim, recomenda-se seu consumo antes de dormir ou logo pela manhã.

Rica em antioxidantes, a cúrcuma pode ajudar a evitar a produção excessiva de radicais livres. Estudos demonstram que esse alimento é capaz ainda de estimular a cognição e a atividade cerebral, bem como pode prevenir e melhorar o déficit de memória e cognição associado à idade.

Faça diariamente um café anti-inflamatório. Adicione manteiga e óleo de coco a um café preto. Em seguida, coloque uma colher de Cúrcuma e algumas pitadas de pimenta-preta, misture bem e tome pela manhã.

Benefícios do açafrão

  1. Reduz a inflamação no organismo. Usada na culinária indiana, o extrato de cúrcuma (ou açafrão-da-terra) é um tempero com propriedades anti-inflamatórias. ...
  2. Protege o coração. ...
  3. Diminui o risco de câncer. ...
  4. Evita envelhecimento precoce e diversas doenças mentais. ...
  5. Evita o diabetes.

Qual a forma mais eficiente de tomar a cúrcuma
A melhor maneira de tomar a cúrcuma é junto com pimenta e alguma gordura. Esses dois itens aumentam a biodisponibilidade em até 2000%, ou seja, potencializam a absorção em 20 vezes mais. A cúrcuma tem fraca biodisponibilidade devido ao seu rápido metabolismo no fígado.

Não há problemas em relação a esse medicamento.

Fala-se de “shots de imunidade”, compostos essencialmente por curcuma (ou açafrão da terra), limão e gengibre. Esta mistura deve ser consumida em jejum e, supostamente, fortalece a imunidade, prevenindo várias doenças.