Qual o bicho da Sadia?

Perguntado por: dcosta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

O simpático mascote foi criada por Francesc Petit em 1971 e primeiramente batizada como “Frango Veloz”. Sua apresentação ao público foi em campanha publicitária para o lançamento do frango defumado Sadia.

O personagem foi criado por Francesc Petit, como o “frango veloz”, para uma campanha publicitária de lançamento do frango defumado Sadia, reforçando os atributos de preparo rápido do produto.

Um tempo atrás, circulou a informação de que o 'frango da Sadia' era o personagem Gasparzinho fantasiado. Porém, isso não passou de uma brincadeira. Mas afinal, quem é esse mascote? Chamado de Lequetreque, ele foi criado em 1971 pelo publicitário Francesc Petit.

Nosso eterno Fuleco foi o mascote de 2014, representando nosso país e homenageando o Tatu-bola, animal típico da fauna brasileira ameaçado de extinção.

Zé Gotinha, Dollynho e Lu da Magalu estão entre os 10 maiores mascotes de marcas no Brasil; veja lista | Midia e Marketing | G1.

O que é Sadia Bio? É a linha de frangos da Sadia com animais criados sem antibióticos, sem melhoradores de desempenho e alimentados com ração 100% vegetal. Além disso, as granjas onde os frangos são criados, possuem certificado internacional (Certified Humane®) atestando o Bem-Estar dos Animais (BEA).

Mascote é um animal, pessoa ou objeto animado que é escolhido como representante visual ou identificador de uma marca, uma empresa ou evento. São, normalmente, humanizadas e utilizadas para atingir públicos específicos (o público infantil, o público jovem, entre outros).

O Lek Trek, mais conhecido como “Frango da Sadia” completa 50 anos de existência em 2021, e, para comemorar o aniversário, a marca vai realizar uma série de ações especiais nas redes sociais e televisão, além de apresentar uma exposição do mascote e ainda oferecer cupons de desconto.

O mascote foi criado por Francesc Petit, em 1971, e primeiramente batizada como Frango Veloz. Sua apresentação ao público foi em campanha publicitária para o lançamento do frango defumado. Para marcar a inovação do item e valorizar a rapidez do preparo, nasceu o personagem.

O símbolo da empresa é decorrente do nascimento da empresa na Vila das Perdizes, hoje município catarinense de Videira. Perdiz é o outro nome para Perdigão. Chester não é uma ave como muitas pessoas pensam. O Chester é um tipo muito especial de frango.

Em julho de 2006, a Sadia investiu sobre a Perdigão com uma oferta hostil -sem negociação prévia com a empresa a ser comprada. Propôs a compra de ações da rival que, à época, poderia chegar a R$ 3,88 bilhões. O objetivo era criar uma empresa capaz de competir globalmente e de resistir a multinacionais do setor.

O sucesso junto ao público foi imediato e em 1985 a Sadia realiza um concurso com os consumidores para escolher o nome do mascote. A sugestão vencedora foi Lequetreque, cuja grafia seria modernizada anos mais tarde para Lek-Trek. “Mas o personagem sempre foi conhecido como 'Frango da Sadia'”, diz Olivetto.

Segundo a trama do longa, Gasparzinho era um jovem de 12 anos que saiu para brincar com seu trenó em uma noite muito fria e acabou pegando uma pneumonia, que infelizmente o levou a óbito.

Fuleco (Brasil- 2014)
O popular mascote da Copa do Mundo no Brasil também foi eleito por votação popular e representava o tatu-bola, um animal típico da fauna brasileira e também ameaçado de extinção. Fuleco tinha as cores da bandeira do País e seu nome é uma junção das palavras futebol e ecologia.