Qual o chá que é bom para intoxicação?

Perguntado por: ecalixto . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

Erva-cidreira e chá de Boldo para combater intoxicação alimentar. Durante o período carnavalesco, as pessoas ocasionalmente esquecem a alimentação habitual e exageram no consumo de alimentos gordurosos e bebidas alcoólicas, provocando indisposições ou mesmo infecções intestinais.

Chá de dente-de-leão:
O dente-de-leão é uma planta com propriedades diuréticas e depurativas, que ajudam a limpar o fígado e a reduzir a inflamação. Ele pode ser consumido duas a três vezes por dia.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Intoxicação é o aparecimento de sinais e sintomas prejudiciais aos seres humanos ou animais, devido ao contato com substâncias químicas.

O processo é evidenciado por sinais e sintomas ou mediante exames laboratoriais, a intoxicação pode ser aguda (Único ou Múltiplos contatos; Dentro de 24h; Efeitos imediato ou até 2 semanas) ou crônica (Exposição prolongada; Doses acumulativas; De 3 meses a anos).

O carvão vegetal é um remédio para eliminar as toxinas presentes no organismo, diminuindo os sintomas de intoxicação. Além disso, o carvão também ajuda a reduzir os gases intestinais. Para que ele tenha efeito na intoxicação alimentar, é recomendado que seja tomada 1 cápsula de carvão vegetal por 2 dias!

Em caso de diarreia, ofereça alimentos que “prendam” o intestino, fontes de fibras solúveis, como maçã sem casca, goiaba, banana-prata, batata e suco de limão.

Suco de cenoura, tangerina e gengibre.

Dor abdominal. Pele e olhos amarelados. Urina escura (cor de Coca-cola) Fezes claras (cor de massa de vidraceiro)

A intoxicação pode provocar reações e sintomas adversos, dependendo da quantidade do produto ingerido ou aspirado. Alguns sintomas incluem: vermelhidão e coceira na pele, vômitos, febre, suor intenso e convulsões. Os agravantes das intoxicações podem chegar ao coma ou até a morte.

Entre os sintomas de intoxicação alimentar, podemos destacar:

  1. Dor abdominal;
  2. Cólicas abdominais;
  3. Diarreia;
  4. Febre baixa;
  5. Náuseas e vômitos;
  6. Cansaço e fraqueza;
  7. Desidratação.

> Desidratação (causa sede excessiva, boca seca, dificuldade para urinar, fraqueza e tontura); > Perda de peso; > Queda de pressão arterial; > Insuficiência dos rins (casos mais raros).

  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Excreção.

De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.