Qual o cheiro de barbeiro?

Perguntado por: laraujo6 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 19 votos

Os barbeiros são uma subfamília de percevejos. Este da foto é um percevejo do gênero Spartocera, inseto fitófago, que não representa perigo. Pode soltar uma química mal-cheirosa como as marias-fedidas, mas nem perto de ser tão repugnante.

Os barbeiros abrigam-se em locais muito próximos à fonte de alimento e podem ser encontrados na mata, escondidos em ninhos de pássaros, toca de animais, casca de tronco de árvore, montes de lenha e embaixo de pedras.

Como reconhecer se existe uma infestação por percevejos de cama: Picadas que coçam e normalmente estão alinhadas; Manchas escuras e pequenas nos lençóis (fezes dos percevejos); Cheiro de percevejo “maria-fedida”.

Também pode apresentar: dor de cabeça, fraqueza, inchaço no rosto e nas pernas e vermelhidão na pele. Se você foi picado por barbeiro, um dos olhos pode ficar inchado ou, no local que o barbeiro picou pode aparecer um carocinho semelhante a um furúnculo sem olho.

Atualmente a espécie de barbeiro que mais preocupa é Panstrongylus megistus, por ser capaz de viver tanto em matas quanto em espaços domésticos. P. megistus tem o corpo marrom com manchas vermelhas e 2,5 cm a 4 cm de comprimento.

Se você encontrou um inseto que suspeita ser um barbeiro, não o mate. A recomendação do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é que a pessoa pegue o besouro com uma luva ou saco plástico.

"Nos últimos anos, o barbeiro tem se alojado em plantações de cana-de-açúcar e em açaizeiros. Lá ele faz o seu ninho e se reproduz. Quando a pessoa tritura e ingere o suco da cana-de-açúcar ou do açaí, o inseto contaminado com o protozoário é consumido junto", explica Furtado.

Os “barbeiros” podem viver nos ambientes silvestre, peridomicilar e domiciliar.

O que fazer para afastar o barbeiro? Manter a casa limpa, organizada e bem arejada, porque o inseto gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder. Outra dica é passar uma mão de cal nos galpões, no galinheiro, no chiqueiro e na estrebaria para o barbeiro não se instalar.

Uma das formas de controle é evitar que o inseto “barbeiro” forme colônias dentro das residências, por meio da utilização de inseticidas residuais por equipe técnica habilitada.

As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T.

Os percevejos-fedorentos podem ser de várias cores, sendo que a maioria é marrom ou verde, e quando são esmagados soltam um cheiro ruim; Eles têm um bico que usam para sugar suco de plantas, mas não mordem; Qualquer dia quente ou frio pode “acordar” esses insetos e levá-los para dentro de sua casa.

Tais insectos são capazes de emitir um cheiro desagradável para outros animais, graças às suas glândulas odoríferas. Outros nomes comuns frequentes são bicho-frade, fede-fede, fedorento, maria-fedida, percevejo-fedido, maria-peidona, percevejo-verde, cata-rrati e piapé.

Por todo o continente africano, vive o bicho mais fedorento do mundo: seu nome é zorrilho-africano. Pertence à família dos gambás. Quando se vê em perigo, ele esguicha pela boca um líquido que tem cheiro de ovo podre.

A doença de Chagas tem cura. Quanto mais precoce for o diagnóstico e o quanto antes for iniciado o tratamento, maiores as chances. Quanto maior o tempo de infecção, menores as chances de cura e mais difícil será a demonstração da efetividade do tratamento, pois mesmo estando curado, você continuará gerando anticorpos.

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

freqüência da morte súbita
O óbito na doença de Chagas pode ser devido a cau- sas cardiovasculares – notadamente a principal causa – e a causas não-cardiovasculares.

A atividade é realizada pela Vigilância em Saúde Ambiental e pela Atenção à Saúde, que tem orientado a população para evitar matar o inseto causador da doença de Chagas por meio mecânico.

Somos especialistas em qualidade em nossos atendimentos. Rua Tomaz Flores 127.