Quando o barbeiro morde dói?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 12 votos

A picada do barbeiro não doí, pois há um componente na saliva que anestesia, portanto a picada é indolor. Costuma sentir um coceira após um tempo por causa da irritação no local.

Após a picada (4 a 10 dias), a pessoa pode apresentar sintomas gerais, como: febre, mal-estar e falta de apetite.

O teste laboratorial mais utilizado para detectar a doença de Chagas, enfermidade causada pelo Trypanosoma cruzi, é o ELISA, que usa partes deste protozoário para a pesquisa de anticorpos específicos circulantes no sangue.

A picada do barbeiro não doí, pois há um componente na saliva que anestesia, portanto a picada é indolor. Costuma sentir um coceira após um tempo por causa da irritação no local.

Os barbeiros são insetos que voam atraídos pela luminosidade, então a primeira dica dos especialistas ouvidos pela reportagem é evitar deixar luzes acesas e fechar bem as janelas antes de dormir.

Para pacientes que estão em estágios avançados da doença, com danos cardíacos graves e refratários ao tratamento, esse é o único recurso, a última esperança. O transplante aumenta em torno de 80% a expectativa de vida dessa pessoa, que pode viver com qualidade em torno de 10 anos mais.

Alguns percevejos que são frequentemente confundidos com barbeiros. Há muitos outros exemplos, é claro (as vezes até besouros são confundidos), mas geralmente são esses.

Os barbeiros são uma subfamília de percevejos. Este da foto é um percevejo do gênero Spartocera, inseto fitófago, que não representa perigo. Pode soltar uma química mal-cheirosa como as marias-fedidas, mas nem perto de ser tão repugnante.

A doença de Chagas pode apresentar sintomas distintos nas duas fases que se apresenta, que são a aguda e a crônica. Na fase aguda, os principais sintomas são: febre prolongada (mais de 7 dias);

Listrado em vermelho e branco, às vezes com um pouco de azul, o tradicional pólo de barbeiro girando ao lado de uma pequena loja, sinaliza, atualmente, um lugar onde os homens podem cortar o cabelo, fazer a barba e jogar conversa fora.

Febre, aparecimento de gânglios, crescimento do baço e do fígado, alterações elétricas do coração e/ou inflamação das meninges nos casos graves.

O que fazer para afastar o barbeiro? Manter a casa limpa, organizada e bem arejada, porque o inseto gosta de lugares escuros, sujos e com frestas para se esconder. Outra dica é passar uma mão de cal nos galpões, no galinheiro, no chiqueiro e na estrebaria para o barbeiro não se instalar.

A Doença de Chagas, causada pelo Trypanosoma cruzi e transmitida pelo inseto conhecido como barbeiro e também por ingestão de alimentos contaminados, tem 100% de possibilidade de cura, se diagnosticada e tratada no início da contaminação.

Até hoje, não existem vacinas para prevenir a doença e os remédios tradicionalmente usados para combater o parasita na fase aguda da infecção, como o benzonidazol, conseguem apenas, retardar em 30% dos casos o progresso da doença antes que de chegue a sua etapa crônica.

As principais espécies de barbeiro que transmitem a doença de Chagas no Brasil são: T. brasiliensis, Panstrongylus megistus, T. pseudomaculata e T. sordida.

Os médicos suspeitam de picadas de percevejos se você acorda com protuberâncias que coçam, em áreas que ficam cobertas pela roupa de cama. Manchas de sangue nos lençóis são uma provável evidência. O médico pode pedir que você inspecione seu colchão e as fissuras na madeira, no ponto entre a parede e o chão.

Continuar lendo Onde o barbeiro aparece?