Qual o dia da semana hoje em Israel?

Perguntado por: icampos . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.

O Shabat começa com o pôr do sol da sexta-feira e termina ao anoitecer do sábado. É o sétimo dia da semana judaica e é dedicado ao descanso. No Shabat você não trabalha, não dirige, não cozinha e não compra; é um dia dedicado à oração e à desconexão total.

O primeiro mês do ano é chamado de Tishrei, palavra que remonta ao período de 586 a.C. a 536 a.C., quando Jerusalém foi destruída pelos babilônios e os judeus foram forçadamente exilados para a região mesopotâmia.

Portanto, o final de semana em Israel, dependendo da cidade, compreende a sexta-feira OU o sábado. A semana começa no domingo, que é um dia útil no qual todos trabalham, o comércio abre e as escolas funcionam normalmente.

Uma refeição em um restaurante desse não sairá por menos de US$45, podendo ser muito mais dependendo do prato escolhido. Mesmo em restaurantes mais simples, a comida não é barata, custa em média $60 ILS, Novo Shekel Israelense (R$90), segundo o site Numbeo. O que é mais barato são os lanches: falafel, kebab.

Algumas sugestões de pratos para provar são: carne assada (talvez esse seja o mais popular), shawarma (sanduíche de carne com pão pita, vegetais e pastas, a receita vai depender do restaurante escolhido), pita (o tradicional e popular pão de Israel), suco de romã, falafel (bolinhos fritos de grão-de-bico), hummus (grão ...

Cidades Sagradas e de forte tradição religiosa
Nessas cidades, o ideal é que as mulheres sempre cubram as pernas e o colo. Uma saia longa, um vestido mais folgado, calças leves e jeans que não marquem, além de camisetas ou camisas mais fresquinhas, são permitidas e essenciais para tentar escapar do calor.

Um ano no calendário hebraico pode ter 353, 354, 355, 383, 384 ou 385 dias de duração. Os anos regulares comuns têm 12 meses com um total de 354 dias. Os anos bissextos têm 13 meses e 384 dias de duração. Os meses com números ímpares geralmente têm 30 dias, enquanto os meses com números pares têm 29 dias.

Dia sagrado, reservado a cada semana para descanso e adoração. Depois que Deus criou todas as coisas, Ele descansou no sétimo dia e ordenou que fosse separado um dia a cada semana para descanso e para ajudar as pessoas a se lembrarem Dele (Êx.

Já a noite, os judeus costumavam separar as horas em 3 vigílias de 4 horas cada uma. Veja este texto: “Quer ele venha na segunda vigília, quer na terceira, bem-aventurados serão eles, se assim os achar” (Lucas 12:38). Dia a noite: Primeira vigília da noite = das 18h até 22h.

O mínimo ideal é uma semana, mas dá para ficar 10 ou 15 dias também. Não vai faltar lugar legal para conhecer. Em uma semana dá para focar bem em Jerusalém (veja todas as nossas dicas da cidade), conhecer Massada e o Mar Morto (saiba como é ir ao Mar Morto) e passar um dia em Belém e Jericó, na Palestina.

Durante o êxodo de Israel, o sétimo dia foi designado como o de descanso, no qual não era permitido assar, cozer, nem preparar alimento de qualquer outra forma.

O povo judeu dá as boas-vindas ao ano novo em setembro ou outubro, não em janeiro, em observância ao calendário hebreu lunisolar. Rosh Hashaná começa no primeiro dia de Tishri, o primeiro mês do ano civil do calendário e o sétimo mês do ano religioso.

A estação fresca permanece por 3,1 meses, de 11 de dezembro a 15 de março, com temperatura máxima diária em média abaixo de 20 °C. O mês mais frio do ano em Tel Aviv é janeiro, com a máxima de 10 °C e mínima de 17 °C, em média.

No inverno (dezembro, janeiro e fevereiro) faz frio em Jerusalém; a temperatura média é cerca de 10°C, 12°C. Há inclusive registro de neve em Jerusalém em algumas ocasiões. No inverno é também a temporada de chuva na cidade, de dezembro a março as chuvas são frequentes.

A linha São Paulo-Tel Aviv terá três frequências semanais, aos domingos, às terças-feiras e às quintas-feiras, às 19h15m, com chegada em Israel no início da tarde do dia seguinte, num voo de 14,5 horas de duração. Os aviões têm capacidade para 270 passageiros.

A carne mais consumida é a de frango. Israel possui o maior consumo per capita de frango do mundo (58,6 quilos per capita, em 2017). Também são bastante consumidos carneiro e peru, além dos peixes. A carne bovina é mais cara e menos consumida.

Mais de quarenta tipos de frutas são cultivadas em Israel. Além das cítricas, e incluem ameixas, nectarinas, morangos, pêra espinhosa (tzabbar), caquis, nêsperas (shesek) e romãs. Israel é o segundo maior produtor de nêsperas do mundo.

O café da manhã servido nos restaurants e cafés normalmente incluem salada, dois ovos preparados da maneira que você quiser, queijos, pão, manteiga e geléia, juntamente com café ou uma bebida gelada. Em alguns cafés você também pode encontrar bacon, feijão e outros acompanhamentos.