Qual o disjuntor ideal para colocar no padrão bifásico?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Ou seja, se seu sistema de alimentação for bifásico, você deve optar por um disjuntor bipolar para proteção. Para um sistema trifásico, utilize um tripolar.

Disjuntor Bifásico Tramontina, Curva C, 60 Amperes.

Disjuntor termomagnético
Por causa dessa característica, esse tipo de disjuntor é o mais recomendado para instalar nas residências. Todos os tipos de disjuntor vendidos pela Astra – unipolares, bipolares e tripolares – são termomagnéticos. Assim, você pode escolher o melhor para a sua casa.

Exemplo: Se você se perguntar, “disjuntor de 40 amperes suporta quantos watts?”, basta se orientar pela tabela acima e a resposta será: em uma tensão de 127 V, um disjuntor para chuveiro elétrico de 40 A pode suportar um chuveiro de 4000 W, 4500 W ou 4700 W; já em uma tensão de 220 V, de 7500 W.

Cálculo da corrente para o disjuntor geral. O disjuntor geral para nosso exemplo deve ser de no mínimo 63A para uma tensão de 127V. A escolha da faixa de corrente depende da disponibilidade dos fabricantes.

40A

- Potência: 7800W; - Tensão: 220V; - Disjuntor: 40A; - Pressão de funcionamento: 10 a 400kPa (1 a 40 mca);

Saiba se o seu disjuntor está em pleno funcionamento:
Verifique a parte elétrica: Coloque as ponteiras nas extremidades do disjuntor, certifique-se de que está ligado, o multímetro deverá indicar o seguinte número: 000, uma vez que o circuito está fechado. Essa foi a indicação dada? Então, está tudo certo e operante!

Protege os fios e cabos elétricos de curtos, trazendo mais segurança para sua casa.

no mínimo você precisa ter o disjuntor ou seja um circuito para cada cômodo da sua instalação então vai ser um disjuntor geral se o motor geral o disjuntor para chuveiro se for dois chuveiros pisar dois disjuntores aí você precisam de um tour pelo menos para iluminação e aí um diretor para as tomadas de cada cômodo por ...

Existem alguns tipos específicos de disjuntores indicados para cada instalação elétrica. Os disjuntores unipolares, bipolares e tripolares, por exemplo, são, ao mesmo tempo, disjuntores para circuitos elétricos monofásicos (com uma única fase), bifásicos (com duas fases) e trifásicos (com três fases).

O disjuntor bipolar deve ser instalado em casas com sistema bifásico, ou seja, que possuem duas fases de energia. Na hora de instalar esse tipo de disjuntor ao circuito elétrico, é importante ligá-lo às duas fases, deixando de fora da instalação os fios neutros ou terra.

Para a Lavadora 127V, utilize um disjuntor de 20A na fase /Para a Lavadora 220V (entre duas fases), utilize um disjuntor bipolar de 15A. Algumas regiões possuem 220V entre fase e neutro. Neste caso, utilize um disjuntor de 15A na fase.

Exemplo: Se você se perguntar, “disjuntor de 40 amperes suporta quantos watts?”, basta se orientar pela tabela acima e a resposta será: em uma tensão de 127 V, um disjuntor para chuveiro elétrico de 40 A pode suportar um chuveiro de 4000 W, 4500 W ou 4700 W; já em uma tensão de 220 V, de 7500 W.

O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 220V é o disjuntor de 30A. Qual disjuntor usar para chuveiro 5500W 127V? O melhor disjuntor para usar em um chuveiro de 5500W e 127V é o disjuntor de 50A.

O cabo flex 6 mm suporta corrente de 36,0 ampères sem aquecer. Então, é indicada a utilização de um disjuntor de 40A.

deve ser solicitado aumento de carga na concessionária. e isso deve ser feito através de um documento o próximo passo vem da concessionária que marca um dia para o profissional responsável da concessionária fazer o desligamento temporário. e cortar o lacre da concessionária em seguida o eletricista.

Agora, se você colocar um disjuntor maior que o necessário, ele ele irá suportar uma carga muito maior e que não vai desarmar em caso de um superaquecimento, por exemplo. Isso poderá, na pior das hipóteses, causar o derretimento do revestimento do fio e, na sequência, transformar essa energia em fogo.

Voltada exclusivamente para aplicações de curva C (cargas indutivas com baixa corrente de partida), ela foi desenvolvida para suportar correntes que variam de 6 a 63A e possui uma capacidade de ruptura de até 3kA, estando em conformidade com a norma NBR 60898.

É possível que isso ocorra porque o disjuntor é termomagnético, isto é, acionado por calor ou magnetismo. O acionamento por calor ocorre normalmente porque a dimensão dos cabos é incompatível com o consumo do aparelho, por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas está ligado em cabos de 4 mm².

Ele desarma para interromper a corrente elétrica e evitar superaquecimento, que poderia começar um incêndio.

Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 6800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 32A e a seção do cabo deve ser 4mm². Para chuveiro com a tensão nominal de 220V e 7500W ou 7800W de potência, deve ser adotado disjuntor de 40A e a seção do cabo deve ser 6mm².