Qual o estado físico da vela?

Perguntado por: anobrega7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Resposta verificada por especialistas. A vela está em seu estado físico, e quando começa a combustão da vela, ela passa por mudanças, assumindo o estado liquido e gasoso, tanto da parafina como do pavio.

* Gasoso: Nesse estado, as partículas estão bem afastadas umas das outras, possuindo grande liberdade de movimentação. Por isso, os gases e os vapores, como o vapor de água, não possuem forma nem volume fixos, conformando-se de acordo com o recipiente e podendo ser comprimidos.

O fogo encontra-se em estado gasoso, o combustível para a sua formação pode encontrar-se em estado gasoso, líquido ou sólido, mas o elemento a que se refere como resultado da reação entre as partes encontra-se em altas temperaturas e no estado gasoso.

As transformações químicas
São exemplos de evidências de transformações químicas a formação de ferrugem, o calor e a luz emitidos para o ambiente por uma vela acesa e a alteração de cor e de textura da massa do pão durante o seu preparo.

Quando acendemos um fósforo, fazemos uma transformação química das substâncias que o compõem, cria-se uma chama e o fósforo não volta ao seu estado inicial depois disso. O açúcar quando queimado altera cor, cheiro e forma. Essas são características de transformações químicas.

Fornecendo mais energia térmica para o material, sua temperatura aumenta. A chama de uma vela é uma fonte contínua de energia térmica enquanto a vela estiver acesa. Então, se colocamos um objeto próximo à chama ou na chama da vela, este objeto está recebendo energia térmica continuamente.

A vela representa o princípio criador - a luz do Sol, que dá vida a tudo. Favorece a transmutação das energias, isto é, transforma a energia dos pedidos na concretização dos mesmos, dando-lhes força e calor.

Primeiramente aquece-se um pedaço parafina, que é sólido, até que ocorra a mudança para o seu estado líquido. Depois deixa-se o líquido esfriar até que ele volte a ser sólido. Posteriormente aquece-se a parafina sólida até que haja a sua mudança para o estado líquido e, em seguida, gasoso.

Por definição, uma substância se encontra no estado sólido quando suas moléculas estão bem juntinhas (reunidas e organizadas), o estado líquido se caracteriza por moléculas mais afastadas (o que dá maleabilidade) e um maior afastamento das moléculas faz surgir o estado gasoso (átomos dispersos).

Podemos observar o estado gasoso quando tomamos banho bem quente e aparece uma fumaça esbranquiçada que sai da água. Essa fumaça é a água menos condensada, pouco unida, sendo espalhada pelo ar. Outro exemplo é quando a mamãe abre uma panela de comida bem quente e sai uma fumacinha de dentro dela.

Vapor é uma referência dada à matéria no estado gasoso. Dizemos que essa forma é capaz de estar em equilíbrio com o líquido ou o sólido do qual se fez através do aumento de temperatura.

O estado físico dos raios é chamado de plasma.

Dois fatores determinam a fase em que as substâncias se encontram, são eles: a temperatura e a pressão. Por exemplo: o ferro em condições ambientes se encontra no estado sólido, mas se a sua temperatura for suficientemente elevada, essa substância poderá passar para o estado líquido.

O Sol, por exemplo, é todo constituído por matéria na forma gasosa e de plasma, pois as estrelas, por serem gases a temperaturas muito altas, tem suas partículas carregadas eletricamente, que formam o plasma.

As mudanças de estado físico (fusão, vaporização, sublimação, solidificação e condensação) são exemplos de transformações físicas pois não há formação de novas substâncias.

É todo fenômeno que ocorre sem que haja a formação de novas substâncias. Exemplo: mudanças de estado físico da matéria.

Transformações da Matéria
Quando a matéria sofre qualquer tipo de mudança, dizemos que ocorreu um fenômeno, que pode ser físico ou químico. Os fenômenos físicos são aqueles que alteram apenas a aparência, a forma, o tamanho e o estado físico da substância, sem que ocorra alteração na composição da matéria.

As velas são feitas, basicamente, com uma mistura de parafina, cera micro e/ou estearina.