Qual o estado físico do gás carbônico?

Perguntado por: lbeiramar . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Estado. Em temperatura ambiente, o gás carbônico encontra-se em estado gasoso — seu ponto de ebulição é de -78,46°C. Em estado sólido, recebe o nome de gelo seco.

O gás carbônico é uma substância encontrada naturalmente na atmosfera, nos mares, lagos e rios. A fotossíntese das plantas e das algas desempenha um papel-chave no ciclo do CO2. Os dois elementos que compõem o gás, o oxigênio e o carbono, são largamente encontrados na natureza e fundamentais para a vida na Terra.

O estado gasoso é caracterizado por ter baixa densidade e viscosidade, alta compressibilidade e transparência ótica, completa falta de rigidez, grande capacidade de expansão, podendo ocupar qualquer volume ao seu dispor e formar misturas molecularmente homogéneas com outros gases.

O dióxido de carbono é produzido durante a respiração celular e durante a decomposição de matéria orgânica pelos decompositores, sendo utilizado durante a fotossíntese, processos fundamentais para o ciclo do carbono.

É um produto derivado da reação de diferentes processos, tais como: a combustão do carvão e dos hidrocarbonetos, a fermentação dos líquidos e a respiração dos seres humanos e dos animais. Também se encontra em fraca concentração na atmosfera terrestre.

O dióxido de carbono, mais conhecido como gás carbônico, é um dos principais gases associados ao efeito estufa. Dióxido de carbono: vilão da atmosfera. Dióxido de carbono (CO2) é um óxido presente na atmosfera, é associado ao chamado efeito estufa e por isso é considerado prejudicial ao ambiente.

O gás carbônico é constantemente produzido pelas células durante o metabolismo celular (respiração celular), gerando uma diferença de concentração entre o interior da célula e seu exterior (espaço intercelular ou interstícios), e uma consequente difusão desse gás carbônico para o líquido intersticial.

Através da ventilação inspiramos ar rico em oxigênio e expiramos o gás carbônico produzido em nossas células durante o processo de obtenção de energia.

O oxigênio é um elemento que apresenta como principal reservatório a atmosfera, onde representa 20% do total de gases disponíveis. Na atmosfera, encontramos esse elemento na forma de gás oxigênio (O2) e também na forma de gás carbônico (CO2).

oxigênio

Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).

Os principais são os gases carbônico e metano. O dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2) é emitido, principalmente, pelo uso de combustíveis fósseis (petróleo, carvão e gás natural) nas atividades humanas.

O oxigênio liberado pelos organismos fotossintetizantes será utilizado em diferentes processos. Um desses processos é a respiração celular, realizada por grande parte dos organismos vivos. Nesse processo, utiliza-se oxigênio na produção de energia e libera-se gás carbônico.

A alta concentração de dióxido de carbono leva à poluição do ar, formação de chuva ácida e desequilíbrio do efeito estufa.

As substâncias no estado gasoso não possuem nem forma nem volume definidos, adquirindo a forma do recipiente que as contém e ocupam todo o volume que estiver a disposição. Além disso, um gás pode ser comprimido reduzindo seu volume.

Podemos observar o estado gasoso quando tomamos banho bem quente e aparece uma fumaça esbranquiçada que sai da água. Essa fumaça é a água menos condensada, pouco unida, sendo espalhada pelo ar. Outro exemplo é quando a mamãe abre uma panela de comida bem quente e sai uma fumacinha de dentro dela.

Quais são os gases nobres? Os gases nobres são os elementos químicos presentes e classificados na família 18 – ou 8A – da tabela periódica. Neste grupo, são encontrados o Hélio, o Neônio, o Argônio, o Criptônio, o Xenônio, o Radônio e o Oganessônio, recentemente descoberto.