Qual o foco atual da educação inclusiva no processo de ensino e aprendizagem?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Na perspectiva da educação inclusiva, o foco não é a deficiência do aluno e sim os espaços, os ambientes, os recursos que devem ser acessíveis e responder à especificidade de cada aluno.

Para garantir que um dos principais direitos, a educação, chegue a quem mais precisa, o MEC coloca em prática programas e ações que têm como foco o ensino aos jovens e adultos que ficaram fora da escola, indígenas, quilombolas e populações rurais de todo o país.

O ensino inclusivo é um tipo de ensino que tem como objetivo principal estabelecer a igualdade de possibilidades e oportunidades no âmbito da educação. Ou seja, visa tornar um direito de todos estudantes (crianças, adolescentes e adultos em ensino superior) o de frequentar um ambiente educacional inclusivo.

Qual a importância da educação inclusiva? Além de garantir o acesso de todos à educação, as práticas de um ensino mais acolhedor também favorecem a convivência com a diversidade entre todos os alunos.

Qual o foco do processo de ensino-aprendizagem para favorecer a inclusão do aluno com necessidade especial? A capacidade e o potencial. A deficiência e a limitação.

Nessa perspectiva estudar a educação inclusiva é indispensável, pois presenciamos avanços significativos no que se diz a respeito à diversidade humana e garantia dos direitos, nos quais devem ser respeitados e assegurados na lei a cada indivíduo independente da classe social, etnia, cor ou religião.

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. A ideia da inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada de alunos nas instituições de ensino.

Atualmente, apenas 30% das escolas que registram matrículas de alunos com deficiência oferecem atendimento educacional especializado. Além disso, somente 26% contam com salas de recursos multifuncionais e apenas 4% dos professores que atuam nessas escolas têm formação específica em educação especial.

No Artigo 58 da LDB fica subentendido o compromisso com a inclusão, pois é afirmado no §2º que o atendimento também poderá ser feito em escolas especializadas, contradizendo que “todos os seres humanos nascem livres e são iguais em dignidade e direitos” (Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo 1).

5 dicas para trabalhar a educação inclusiva

  1. Não agrupar estudantes de acordo com o gênero. ...
  2. Trabalhar a conscientização contra o capacitismo. ...
  3. Promover espaços de acolhimento. ...
  4. Adaptar a infraestrutura e os materiais didáticos. ...
  5. Capacitar profissionais em temas de diversidade.

A educação inclusiva é uma prática muito importante para o desenvolvimento de todos e está, aos poucos, sendo cada vez mais adotada nas escolas. O objetivo é favorecer a diversidade e integrar todos os alunos no mesmo ambiente de aprendizagem, respeitando suas necessidades especiais e evitando separá-los dos demais.

JUSTIFICATIVA DO PROJETO
Esse princípio evidencia a necessidade de um ensino que aceite e respeite toda a diversidade humana, objetivando uma sociedade mais justa, com a participação de todos.

Por fim, foi possível verificar que as principais barreiras enfrentadas pela inclusão escolar são: a falta de preparo dos professores e demais colaboradores; a ausência de infraestrutura; a carência de tecnologia assistiva, a prática de bullying; o excesso de alunos.

Infraestrutura inadequada para alunos especiais. Investimentos insuficientes pelo estado para implantar os recursos de acessibilidade aos alunos especiais. Dificuldade de a escolar lidar com a família do aluno com necessidades especiais.

Assim, a educação inclusiva é uma concepção de ensino cujo objetivo é garantir o direito de todos à educação. É com essa política que se deve assegurar, com igualdade, as condições ao acesso e de permanência do estudante na escola. Esse direito está garantido desde a Constituição de 1988.

A educação inclusiva é um modelo de ensino contemporâneo que propõe igualdade nas possibilidades de escolarização. Com essa visão, o objetivo é que todos os estudantes — crianças, adolescentes e até alunos do ensino superior — tenham direito à educação em um só ambiente.

A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

Além disso, um dos principais objetivos da inclusão é que o professor exclua a visão de incapacidade das pessoas com necessidades especiais e que promova atividades que valorizem o respeito às diferenças e às inteligências múltiplas.

Assim respondendo a primeira questão, o papel do professor na educação inclusiva é de ser, facilitador no processo de aprendizagem e contribuir na evolução de seus alunos através do planejamento contínuo e o respeito mútuo entre eles.