Quem é o profissional do futuro?

Perguntado por: eporto . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Quais as 8 principais características do profissional do futuro? Atualidade, liderança, capacidade de tomar decisão, criatividade, comunicabilidade, autoconhecimento, inteligência emocional e adaptabilidade. Em nossa visão, essas são as oito qualidades indispensáveis para o profissional do futuro.

Quais as 8 principais características do profissional do futuro?

  1. Atualidade. O profissional do futuro precisa estar atento ao mercado. ...
  2. Liderança. ...
  3. Capacidade de tomar decisão. ...
  4. Criatividade. ...
  5. Comunicabilidade. ...
  6. Autoconhecimento. ...
  7. Inteligência emocional. ...
  8. Adaptabilidade.

O profissional atual precisa compreender e gerenciar os seus próprios sentimentos, e isso implica em praticar a inteligência emocional, uma capacidade perfeitamente desenvolvível. Ela tem o poder de potencializar a sabedoria das intuições, além de compreender de onde vem as emoções e quais são suas energias.

Qual profissão ganha 100 mil por mês? O Estudo de Remuneração 2021, da consultoria Michael Page, indica o diretor geral do varejo de luxo como o profissional que ganha R$ 100 mil por mês, em empresas de grande porte.

Dessa forma, o profissional do futuro é aquele que age com proatividade e consegue acompanhar as mudanças que acontecem diariamente. Nesse sentido, ter um diploma universitário é essencial, mas também é necessário desenvolver habilidades que vão diferenciar você das outras pessoas que se formam na mesma área.

Melhores profissões e salários: veja como está o mercado...

  • 2.1 Setor de Recursos Humanos.
  • 2.2 Pedagogia e Educação.
  • 2.3 Ciências Contábeis.
  • 2.4 Gestão Pública.
  • 2.5 Administração de Empresas.
  • 2.6 Tecnologia da Informação e Dados.

7 características indispensáveis para o profissional do futuro

  1. Saber lidar com imprevistos. ...
  2. Possuir iniciativa. ...
  3. Ser resiliente. ...
  4. Comunicar-se de maneira eficaz. ...
  5. Ter maturidade profissional. ...
  6. Manter-se atualizado. ...
  7. Ter capacidade de liderança.

Com o atual aumento da digitalização e da automação, a tendência é que surjam novas profissões e, com elas, novos desafios. Segundo a especialista em carreiras Juliana Guimarães, a transformação digital é o principal desafio das empresas para a manutenção da competitividade.

As sete virtudes do profissional do futuro são: flexibilidade, agilidade, capacitação, comunicação, proatividade, criatividade e equilíbrio.

Levantamentos feitos com os RHs de grandes empresas revelam que, além da adaptabilidade e o desejo de aprender, o mercado dá muito valor a outras características profissionais, como criatividade, pensamento crítico, boa comunicação, capacidade de liderança e, é claro, intimidade com as novas tecnologias.

– Ter iniciativa : Ser proativo é o que as empresas esperam dos novos profissionais, demonstrar interesse, sugerir novas ideias, e contribuir para que a empresa melhore são ótimas formas de ser proativo.

Conheça quais são as sete habilidades profissionais exigidas

  • 1) Autoconhecimento. Como mencionamos acima, escolher uma profissão é um grande desafio, acompanhado por diversas pressões individuais e sociais. ...
  • 2) Inteligência emocional. ...
  • 3) Flexibilidade. ...
  • 4) Criatividade. ...
  • 5) Versatilidade. ...
  • 6) Comunicação. ...
  • 7) Pensamento crítico.

A função de um perfil profissional é simples: ele vai servir para mostrar suas características profissionais e como você trabalha. Também serve para apresentar algumas experiências e resultados que consigam mostrar com um pouco mais de detalhe para recrutadores em potencial.

O perfil profissional é uma descrição de atributos pessoais, habilidades e competências, que nos diz que tipo de profissional somos — e nos ajuda a perceber qual carreira combina conosco. É como se fosse nossa personalidade na profissão, pois esclarece interesses e vocações.

  • 1) Motorista. ...
  • 2) Profissões mais fáceis para se arrumar emprego: Médico. ...
  • 3) Técnico de TI. ...
  • 4) Corretor de imóveis. ...
  • 5) Técnico em logística. ...
  • 6) Enfermagem. ...
  • 7) Vendedor.

Várias pesquisas apontam os melhores salários do País, considerando diferentes critérios como tempo de experiência e campo de atuação. Medicina e Engenharia estão no topo de quase todas essas listas, com salários que podem chegar a R$ 60 mil.

Atualmente, as melhores profissões que ganham bem no Brasil estão ligadas ao setor de finanças, tecnologia da informação e cargos públicos. Inclusive, existe uma série de estudos sobre a remuneração média dos cargos mais valorizados, o que pode trazer uma divergência nos valores de cada carreira.

Visão do futuro é saber antecipar ameaças e oportunidades de um mercado, seja por meio da inteligência contextual ou por meio de análises sistêmicas de um setor. Pessoas dotadas dessa competência, geralmente, estão um passo à frente dos seus concorrentes.

Enfim, as características de um bom profissional é aquele que procura estar sempre bem informado, trabalha com amor e dedicação, que não escolhe a profissão apenas pelo retorno financeiro, mas porque realmente gosta do que faz. Possui uma postura decisiva no desenvolvimento de um profissional de sucesso.

1) Clero. Como membros da Igreja Católica e de outras congregações cristãs, esses sacerdotes são felizes em seus trabalhos porque atendem a população guiados pela fé e pela paixão pelo serviço. Nesse sentido, podem ajudar pessoas em necessidade, sendo verdadeiros guias para os indivíduos durante momentos de dificuldade ...