Qual o hímen mais difícil de romper?

Perguntado por: ealves . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

Cribiforme. Esse tipo de hímen possui vários buraquinhos em sua extensão que permitem a passagem da menstruação. Ele é ainda mais resistente que os demais e sua ruptura tende a ser difícil, podendo causar sangramento e incômodo durante a relação sexual.

Muitas mulheres têm dúvidas se sentirão ou não dor durante a ruptura do hímen com a penetração. O hímen não possui terminações nervosas e por isso seu rompimento não causa dor. As dores que as mulheres sentem neste momento estão, na verdade, relacionadas à tensão e nervosismo presentes durante o ato sexual.

Para as pessoas que têm, pode ser fácil de detectar – geralmente, está dentro de 1-2 centímetros da abertura vaginal.

O hímen nada mais é do que uma fina pele presente no início do canal vaginal. Se você tiver um, ele pode facilmente ser visto com um espelho.

Essa dor costuma surgir de 24 até 48 horas depois do ato sexual. Porém, é preciso entender que a vagina é elástica e está preparada para receber qualquer tamanho de pênis. Portanto, relaxar durante as relações é fundamental para que as dores não ocorram mais.

Não, não tem como o/a ginecologista saber quando foi a última vez que você teve relações. As alterações que ocorrem na vagina durante a relação sexual, como a lubrificação, por exemplo, cessam quando o ato termina ou a mulher já não está mais excitada.

Vale a pena lembrar também que o rompimento do hímen (pequena membrana que está a poucos centímetros da entrada da vagina) também pode provocar um pouco de dor na primeira tentativa. Mas essa é uma dor, em geral, suave.

Com certeza você já ouviu na escola ou de alguma amiga próxima que, após a primeira relação sexual, o corpo da garota muda – os seios crescem, por exemplo. Pois é, já vamos começar esclarecendo que isso é mito. O corpo não muda após a primeira relação sexual.

Confira algumas dessas dicas:

  1. Agende a consulta fora do período menstrual. ...
  2. Evite relações sexuais. ...
  3. Não use cremes ou lubrificantes. ...
  4. Não se preocupe com a depilação. ...
  5. Esvazie a bexiga antes de começar os exames.

Vá com uma roupa confortável. Na maioria das vezes o ginecologista vai precisar examinar você – e não se preocupe, é bem rápido! O médico vai oferecer um roupão ou camisola hospitalar para você usar durante o exame.

Sim, vc pode comparecer a consulta ginecológica sem a presença de um responsável, desde que tenha acima de 14 anos.

Quando a vagina toma forma, o resquício dessa “tampa” rudimentar vira o hímen. Com o início da atividade sexual, ela se rompe e torna-se mais fina, até que esteja completamente imperceptível. Após sua ruptura, o hímen não se reconstitui. Ou seja, uma vez que o hímen é rompido, a mulher ficará sem essa membrana.

Tomar banho no dia da consulta e usar um sabonete com pH baixo ou neutro já é o suficiente.

A primeira consulta geralmente é uma conversa informal, na qual o ginecologista faz perguntas sobre doenças da infância, hábitos, ciclo menstrual, doenças na família e histórico de câncer de mama. Dependendo da idade, o médico trará orientações sobre sexo, gravidez e doenças sexualmente transmissíveis.

O ideal é ir fora do período menstrual, mas caso não seja possível evitar, não é um impedimento! O sangramento pode atrapalhar certos exames, como o preventivo. Porém, se o objetivo não for exames ginecológicos, não há necessidade de remarcar a consulta.

DRA, EU PRECISO ESTAR DEPILADA? Não. Você não precisa estar com a sua depilação em dia para ir ao seu Ginecologista! Na hora de examinar a região, ele estará atento a muitas outras coisas e a sua depilação não entra nessa lista.

Como é feito o preventivo? O Papanicolau deve ser realizado entre o décimo e o vigésimo dia depois do primeiro dia de menstruação. O exame é realizado com a paciente em posição ginecológica, com as duas pernas separadas e apoiadas em suportes.

9 perguntas que as mulheres devem fazer ao ginecologista

  1. Qual o contraceptivo ideal? ...
  2. Dor no sexo é normal? ...
  3. Urgência em ir ao banheiro preocupa? ...
  4. Preciso fazer testes para DST? ...
  5. O que dizem as secreções? ...
  6. Está tudo bem com a tireoide? ...
  7. Como lidar com o ressecamento vaginal? ...
  8. É ou não é hpv?

Quando for ao ginecologista, nada deve ser dito sem a sua autorização. Afinal, seu corpo é só seu e sua intimidade não pode ser invadida nem mesmo pelos seus pais." Então fica tranquila que tudo o que você conversar com a sua médica ou médico ficará só entre vocês dois, beleza?