Qual o inseto que brilha a noite?

Perguntado por: mcosta5 . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.6 / 5 4 votos

O Besouro de Fogo pode ser encontrado em regiões tropicais da América do Sul e Central. Ao contrário dos pirilampos, estes pequenos insetos não piscam mas podem variar a intensidade da luz que emitem.

Vaga-lumes

Vaga-lumes ou pirilampos são insetos das famílias Elateridae, Fengodidae ou Lampyridae muito conhecidos por sua bioluminescência, isto é, sua capacidade de produzir e emitir luz.

Vaga-lumes são seres vivos que emitem luz própria e por este motivo são seres bioluminescentes. Estes pequenos insetos possuem uma enzima denominada luciferase que reage quimicamente com a luciferina na presença de oxigênio, produzindo luz! A este fenômeno é dado o nome de bioluminescência.

O famoso bicho de luz é atraído pela claridade, que funciona como um meio de localização e voo. Muitas vezes, ficam rodeando lâmpadas em varandas e no interior das residências, tornando-se um incômodo.

Veja como espantar os bichinhos de luz
Outros aromas, como hortelã, eucalipto, pimenta, alecrim e lavanda também funcionam. Em casas com varandas, a utilização de telas e armadilhas podem ajudar. Neste caso, telas finas, papel com cola e ou com superfícies que emitem choques elétricos podem ajudar.

Nos dias de hoje encontramos 2 tipos de Elementos mais utilizados para na fabricação de produtos que brilham no escuro. São eles: – Sulfeto de Zinco (ZnS) e Aluminato de estrôncio (SrAl).

Chama-se Pyrophorus noctilucus, mais conhecido por Besouro de Fogo, e emite a maior bioluminescência do reino animal.

Gatos e muitos outros animais, incluindo a maioria dos cachorros, podem refletir a luz nos seus olhos. É por isso que eles geralmente brilham nas fotos tiradas em quartos pouco iluminados ou quando entram em contato com lanternas ou faróis de carros.

O bicho de luz é um tipo de cupim que, quando se junta a uma grande quantidade da mesma espécie, faz uma revoada para dividir essa colônia. Nessa revoada, os soldados e as fêmeas saem à procura de outros lugares para formar uma nova colônia, continuar a reprodução e, claro, o alvo será sempre um lugar mais iluminado.

O que são os bichos da luz ? São cupins em sua fase alada. Logo que nasce, o cupim ganha asas e se torna um siriri. Esse voo, que acontece em dias quentes, geralmente no final da tarde e ao anoitecer, serve para o macho e a fêmea reprodutores se encontrarem.

As crianças da vizinhança ficaram assustadas quando viram este “bicho de olhos brilhantes” por aqui. Não é um vaga-lume e não pisca como eles, trata-se do Pyrophorus noctilucus, conhecido popularmente como Besouro de Fogo ou Cucujo.

ornitorrincos

Pelos que brilham sob a luz negra: uma descoberta sobre os ornitorrincos que levanta questões sobre a finalidade do fenômeno nesses curiosos mamíferos. Os ornitorrincos são biofluorescentes, o que significa que seus pelos brilham em um tom verde azulado sob a luz ultravioleta (UV).

No litoral do sul e sudeste do Brasil podem ser encontradas espécies de bactérias bioluminescentes. Alguns locais são: Imbé e Tramandaí (RS), Ilha do Mel (PR), Ilha do Cardoso (SP), Praia do Embaré (SP).

Todas as espécies de escorpiões fluorescem no espectro visível quando iluminadas com uma fonte de luz ultravioleta. Este fenômeno acontece por causa da presença de moléculas específicas encontradas em uma camada muito fina na parte mais externa do exoesqueleto do escorpião, conhecida como exocutícula hialina.

Siriris

Siriris aparecem no calor e normalmente se aglomeram ao redor de lâmpadas acesas.

Escolha peças de madeira tratada em autoclave ou mais resistentes; Envernize os itens de madeira, sempre que puder; Utilize produtos específicos para cupins, de forma preventiva, em forros, estruturas, esquadrias e pisos; Dedetize a casa regularmente.

Conhecidos popularmente como siriris ou aleluias, eles intrigam muita gente quando, ao final do voo, perdem as asas e se deslocam pelo chão. Afinal, que bicho é esse? “Os siriris são cupins com asas. Todas as espécies de cupins têm uma fase reprodutiva, que é quando produzem os alados.

O método mais utilizado de como acabar com cupim de luz é utilizar uma bacia de água embaixo da lâmpada. Estes insetos são atraídos pelo reflexo da luz na água. Com isso, acabam mergulhando na bacia e morrendo afogados.