Qual o planeta que brilha a noite?

Perguntado por: ogomes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Em noites de céu limpo, é comum vermos inúmeros pontos luminosos no céu. Porém, nem todos são estrelas, entre elas estão alguns planetas que brilham. Como é o caso do planeta Vênus, segundo planeta a frente do sol, que é um dos mais brilhantes da esfera celeste.

Podemos ver cinco planetas do Sistema Solar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. O mais legal é que, às vezes, alguns deles ficam mais perto uns dos outros em uma fila que atravessa a abóbada celeste. Mas para observá-los é preciso saber quando aparecerão.

Planetas (18h – 05h): Mercúrio e Vênus estarão visíveis perto do horizonte oeste (região do pôr do Sol), no início da noite, apenas por meia-hora. Até à meia-noite, Saturno e Júpiter estarão visíveis, estando no topo do céu no início do mês e se aproximando da região oeste conforme o passar das noites.

No caso de Vênus, historicamente chamado de “Estrela D'alva” pelo seu brilho quando visível no céu, você poderá visualizar na direção noroeste, aproximadamente 25 graus acima do horizonte. O planeta terá sua observação mais fácil entre 18h30 e 20h30. Já Mercúrio requisita que a pessoa madrugue para vê-lo.

À noite podemos observar muito mais, por exemplo, a Lua e suas fases, galáxias, planetas, estrelas cadentes. Tudo isso a olho nu, mas somente em regiões não completamente iluminadas e afastadas das cidades. Porém, se usarmos lunetas e/ou telescópios, conseguiremos ver muito mais, inclusive os anéis de Saturno.

Vênus é o segundo planeta em distância ao Sol. Também é conhecido como Estrela d'alva, por ser um dos objetos mais brilhantes do céu noturno, ficando atrás somente do Sol e da Lua. O fato de a órbita de Vênus ser menor do que a da Terra faz com que Vênus apresente fases, assim como a Lua.

Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.

Onde está Vênus hoje? O planeta Vênus possui um movimento aparente semelhante ao do planeta Mercúrio. Isso acontece porque esses dois planetas estão localizados entre o Sol e a Terra e por isso são chamados de planetas inferiores ou interiores.

Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

Lua e estrela (20h – 23h59). A Lua estará próxima da estrela Spica, a mais brilhante da Constelação Ocidental de Virgem.

Sirius: a estrela mais brilhante do céu noturno
Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

Haverá cerca de 590,6 milhões de quilômetros entre a Terra e Júpiter, de acordo com a Nasa. Júpiter está a cerca de 965,6 milhões de quilômetros de distância de nosso planeta em seu ponto mais distante, disse a agência espacial.

E antes do amanhecer de 5 de setembro de 2022, Vênus estará em conjunção com a estrela Regulus, alfa (mais brilhante) da constelação de Leão. Regulus: é uma estrela branca-azulada três vezes e meia maior que o Sol distante 78 anos-luz da Terra.

4 de dezembro

Que dia a estrela cadente passa em 2022? Esta chuva de meteoros começa a ficar ativa a partir de 4 de dezembro e dura até o dia 17, mas seu pico está previsto para a noite do dia 14, seguindo pela madrugada do dia 15. É no pico de uma chuva de meteoros que a maior quantidade de “estrelas cadentes” pode ser vista!

À noite, Vênus deve estar visível no céu do oeste por cerca de três horas após o pôr do Sol. Perto do amanhecer, Vênus deve estar visível no céu do leste durante cerca de três horas antes do nascer do Sol.

O que é Estrela Dalva? Cientificamente não é uma estrela, conforme muita gente acredita, mas sim o Planeta Vênus que, quando visto ao amanhecer recebe popularmente esta denominação. É também conhecido como Estrela Matutina ou Estrela-da-manhã.

O planeta Vênus tem alguns apelidos muito conhecidos, como “estrela d'alva” ou "estrela da tarde". Isso porque civilizações antigas pensavam haver duas estrelas aparecendo no céu, uma pela manhã e outra ao fim da tarde.