Qual o legado cultural do helenismo?

Perguntado por: aespinosa . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

A Cultura Helenística se destacou na arte da Escultura, com suas obras monumentais, entre elas, Laocoonte e seus filhos (Museu do Vaticano, Roma), a Vênus de Milo, escultura da deusa Afrodite, encontrada na Ilha de Milo (Museu do Louvre, Paris) e a Carregadora de Água (Museu Capitolino, Roma).

O Período Helenístico foi uma das fases da história da Grécia Antiga. Caracterizou-se pela junção da cultura grega com a de outros povos por meio da expansão macedônica. O Período Helenístico foi marcado pela junção da cultura grega e a cultura de povos do Oriente durante a expansão macedônica.

Foi neste período que a cultura grega, além de se colocar para s sociedades ocidentais através das ideias, se fez presente também na forma física. As esculturas são grandes marcas da cultura helenística: elas representam os corpos humanos e são meticulosamente detalhadas a ponto de representarem corpos em movimento.

Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.

A cultura helenística surgiu da difusão da cultura grega para o Oriente e da sua fusão com as culturas orientais. Isso foi resultado da política imposta pelo próprio Alexandre, que incentivava a integração de gregos, macedônicos e persas.

Essa formação pluricultural permitiu a Paulo a abertura e o trânsito, como cristão, nos ambientes regidos pelo politeísmo da cultura greco-romana. A flexibilidade, adaptação e a inculturação do Evangelho foram, ao menos em grande parte, frutos dessa convivência com o helenismo.

MUDANÇA TRAZIDA PELA ESCULTURA DO PERÍODO HELENÍSTICO? Foi a representação de grupos de pessoas em vez de apenas uma figura. O conjunto deveria dar a impressão de movimento e permitir a observação por todos os ângulos.

O período helenístico registrou quatro grandes sistemas filosóficos cuja influência é substancial sobre o pensamento cristão, tais como: estoicismo, epicurismo, ceticismo e neoplatonismo.

A cultura helenística ficou caracterizada pela acumulação de conhecimentos das mais variadas civilizações que Alexandre conquistou. Todas essas civilizações, como a egípcia, a indiana e a persa, foram absorvidas pelos gregos durante o período alexandrino, resultando em uma profícua rede de intercâmbio cultural.

As escolas do Helenismo buscam em essência uma maneira de alcançar a felicidade e como parte integrante delas, não poderia ter sido diferente com o Cinismo. Os Cínicos acreditavam que somente os virtuosos conseguiriam alcançar a Felicidade.

O período helenístico refere-se ao período da história da Grécia e de parte do Oriente Médio compreendido entre a morte de Alexandre o Grande em 323 a.C. e a anexação da península grega e ilhas por Roma em 146 a.C. Caracterizou-se pela difusão da civilização grega numa vasta área que se estendia do mar Mediterrâneo ...

As transformações ocorridas no pensamento filosófico greco-romano, a partir do helenismo, constituíram fator a favorecer as mudanças que se estabeleceram no mundo antigo e que influenciaram o nascimento da doutrina cristã.

o helenismo tem seu início com Alexandre Magno, no século IV a.C., quando ele exterminou as culturas orientais dos lugares por onde passou. o intercâmbio promovido por Alexandre Magno aniquilou a cultura helenística.

Helenização é um termo usado para descrever a difusão da cultura da Grécia Antiga e, em menor escala, de seu idioma. É usado principalmente para descrever a difusão da civilização helenística durante o período homônimo, que se seguiu às campanhas de Alexandre, o Grande, rei da Macedônia.

É o conjunto de conhecimentos e realizações de uma comunidade, acumulados ao longo de sua história, e que lhe dá os traços de sua identidade. A diversidade cultural pode ser considerada um dos maiores patrimônios da humanidade.

O Legado Cultural da Grécia Antiga até hoje determina a vida no Ocidente. A Democracia, o Teatro, a Arquitetura, a Filosofia e os primórdios da educação vieram de lá.