Qual o maior pai de santo da Bahia?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 13 votos

Teve numerosos filhos-de-santo: chegou a fazer um barco com 19 iaôs, façanha lembrada por todos, dada sua extrema dificuldade de realização. Apesar das brigas com as alas mais conservadoras da religião, eis porque Joãozinho da Gomeia é considerado um dos maiores divulgadores da religião dos Orixás no Brasil.

Lucas Junot Dutra Morisson

Lucas Junot Dutra Morisson, 25 anos, é pai de santo dentro do Candomblé desde os 16 anos. Brincalhão, cercado de amigos crendice afora e jornalista, ele quebra qualquer estereótipo que venha à cabeça.

Santo Amaro é o município das regiões do Recôncavo e do baixo sul que possui o maior número de terreiros das religiões de matriz africana.

Conhecida como “igreja de ouro”, a igreja de São Francisco é uma das preciosidades do turismo religioso na Bahia.

Vale destacar que Anitta frequenta o candomblé com a família antes de estourar com Show das Poderosas, e é filha do Orixá Logunedé.

Maria Escolástica da Conceição Nazaré, conhecida como Mãe Menininha do Gantois (Salvador, Bahia, 10 de fevereiro de 1894 – 13 de agosto de 1986), foi uma ialorixá (mãe-de-santo) brasileira, filha de Oxum. É a mais famosa ialorixá da Bahia e uma das mais admiradas mães-de-santo do país.

Uma das razões para isso é o sincretismo religioso forte, então para o Censo, o Rio Grande do Sul é o estado que a proporção de umbandistas e candomblecistas é maior no país.

Igreja e Convento de São Francisco

A Igreja e Convento de São Francisco, construída no século XVIII, é uma das mais ricas do Brasil sendo a mais exuberante de Salvador. Alguns a consideram o mais belo exemplar do barroco português no mundo. Sua origem data de 1686, seguindo um projeto do Padre Vicente das Chagas.

Na Bahia, 47.069 pessoas são praticantes do candomblé ou umbanda, cultos de matrizes africanas, de acordo com os dados do Censo Demográfico divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (29).

Jair de Ogum também foi pai de santo de diversos artistas de cinema, teatro, televisão e rádio, políticos e jogadores de futebol, entre outros. Muito respeitado, o sacerdote espiritual recebeu as medalhas Tiradentes e Pedro Ernesto por sua obra em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio.

Antônio de Sant'Anna Galvão

Em 11 de maio de 2007, durante missa presidida pelo papa Bento 16 no Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, o Brasil oficialmente ganhou seu primeiro santo: o frade franciscano Antônio de Sant'Anna Galvão (1739-1822), mais conhecido como Frei Galvão.

Apesar de ser o segundo Estado mais branco do país, o Rio Grande do Sul tem a maior proporção nacional de adeptos da umbanda e do candomblé - 1,47%, quase cinco vezes o percentual da Bahia.

A cidade de Codó é conhecida como a terra da macumba, meca da feitiçaria, ou capital da magia, pois contam que os terreiros existiam mesmo antes da sua fundação, e que Codó teria sido fundada por praticantes de cultos afro-brasileiros.

Os centros mais conhecidos ficam nas cidades do recôncavo baiano, onde a cultura trazida por africanos escravizados influenciou nas manifestações da região.

Localizado na histórica Salvador, o Dique do Tororó, é um manancial natural tombado pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) em 1981.

Catedral-Basílica Primacial de São Salvador.

Continuar lendo Foi a Bahia ou a Bahia?