Qual o melhor antiinflamatório para gengivite?

Perguntado por: ljaques . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Flancox é um anti-inflamatório que pode ser usado sim no tratamento da gengivite. Mas o melhor tratamento é um higiene bucal completa realizada com escova, pasta e fio dental. O Flancox tem ação analgésica e antinflamatória podendo sim ser usado em quadros de gengivite que é uma condição de inflamação gengival.

Alguns remédios caseiros como solução de água oxigenada, chá de alcaçuz ou pasta de cúrcuma, por exemplo, são boas opções para complementar o tratamento contra gengiva inchada ou inflamada, e podem ser usados na forma de enxaguantes bucais ou na forma de pasta, após escovar os dentes, pois possuem ação anti- ...

Como fazer o tratamento caseiro para gengivite com água e sal:

  1. Adicione 1/2 a 3/4 colher de chá de sal a um copo de água morna e misture bem;
  2. Faça um bochecho com a solução na boca por até 30 segundos;
  3. Cuspa a solução;
  4. Repita duas a três vezes por dia.

Antibióticos para gengivite

  • Amoxicilina.
  • Cloridrato de Minociclina.
  • Cloridrato de Clindamicina.

Quando diagnosticada, a gengivite é tratada com a remoção das placas bacterianas e do tártaro (raspagem). Os dentes e suas raízes são tratados com uma limpeza manual ou usando um aparelho de ultrassom. Em casos mais graves, pode ser necessária uma cirurgia para facilitar o acesso do dentista às raízes dos dentes.

Segue recomendações: Comprimidos e cápsulas: 2 vezes/dia (de 12 em 12 horas, após as refeições); Gotas: o recomendado é uma gota por cada quilo do peso corporal (2 vezes/dia); Dispersíveis e granulado: dissolvidos em aproximadamente 10 mL de água (de 12 em 12 horas, após as refeições).

A AD-Muc Biolab Sanus Pomada é indicada para o tratamento de estomatite, gengivite, aftas e outras inflamações na boca. O produto possui efeito anti-inflamatório, antibacteriano e cicatrizante, promovendo o alívio dos sintomas.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS). Por outro lado, não tem grande vantagem em relação ao diclofenaco e o ibuprofeno. “Sua atividade contra a febre possui a mesma eficácia que a dipirona sódica e o diclofenaco.

Cada profissional possui uma conduta diferente, na minha conduta após uma avaliação rigorosa, se o problema for dor de dente (que envolve a polpa do dente), sempre prescrevo Ibuprofeno 400mg.

A dose recomendada é de 1 ou 2 comprimidos de 200 mg. O intervalo mínimo é de 4 a 6 horas para tomar outra dose. O medicamento não deve ser partido, aberto ou mastigado, e também não se deve tomar mais de 6 comprimidos em 24 horas.

Isso dependerá do grau de complexidade da gengiva inchada, como tratar e a indicação do dentista. Em casos mais simples, é possível retomar a saúde da gengiva dentro de um período de uma a duas semanas. Já quando o quadro é mais grave, pode variar de um a três meses até a completa recuperação.

AD-MUC é uma pomada que possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, auxiliando no processo de cicatrização de feridas na mucosa bucal.

Colgate PerioGard Extra Mint é um enxaguante antisséptico antibacteriano que possui uma fórmula à base de Gluconato de Clorhexidina a 0,12%, sem álcool e combate os germes que causam a gengivite e o mau hálito. Também garante 48% menos sangramento e até 54% menos placa.

Sim, a amoxicilina é muitas vezes indicada no tratamento de infeções dentárias. Isso acontece porque este medicamento mata as bactérias mais comuns que se alojam na boca e que podem causar esse género de problemas.