Qual o melhor antiinflamatório para os rins?

Perguntado por: eferreira . Última atualização: 11 de janeiro de 2023
3.9 / 5 4 votos

Os anti-inflamatórios como ibuprofeno, naproxeno ou diclofenaco, por exemplo, ajudam a aliviar a dor nos rins de leve a moderada pois reduzem a produção de prostaglandinas e citocinas, que são substâncias produzidas pelo corpo quando existe alguma inflamação, como pedra nos rins ou pielonefrite, por exemplo.

A principal recomendação para quem sabe que detém uma infecção nos rins é beber muita água. A quantidade mínima a ser consumida é dois litros por dia. Também, é preciso evitar ficar muito tempo sem urinar.

Os sintomas de nefrite podem ser: diminuição da quantidade de urina; urina avermelhada; excesso de suor, especialmente no rosto, mãos e pés; inchaço dos olhos ou das pernas; aumento da pressão arterial e presença de sangue na urina.

É importante procurar atendimento médico imediatamente no caso de surgimento de dor nos rins, para que seja feito o diagnóstico, iniciado o tratamento mais adequado de acordo com sua causa, e evitar complicações, como infecções graves nos rins, abscesso renal ou insuficiência renal, por exemplo.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo da caixa torácica em um ou ambos os lados da coluna, na região próxima à virilha e no fundo das costas. Por outro lado, a dor nas costas pode aparecer em qualquer parte das costas, principalmente na região lombar.

Esses anti-inflamatórios podem ser usados por via oral na forma de comprimidos ou por via retal na forma de supositório, de acordo com a indicação médica.

Potássio – apesar de saudáveis, algumas frutas, legumes e verduras entram no grupo de alimentos que prejudicam os rins por serem ricos em potássio, a exemplo da banana, da cenoura e das folhas da beterraba.

A inflamação nos rins, também chamada de nefrite, pode ocorrer por infecção associada a bactérias e vírus, doenças sistêmicas, doenças autoimunes ou exposição a toxinas.

Deltaflan 20mg/g, caixa com 1 bisnaga com 40g de gel de uso dermatológico.

Se não tratada, a infecção urinária pode causar outras complicações como a infecção dos rins, chamada de pielonefrite, ou até mesmo, evoluir para casos de septicemia, a infecção generalizada.

Geralmente, a dor nos rins ocorre abaixo do tórax; na coluna (em apenas um ou nos dois lados); na região próxima à virilha e no osso púbis, localizado no fundo das costas, logo acima do bumbum. A principal diferença entre a dor nos rins e a lombalgia está na periodicidade de ambas.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

TORSILAX® está contraindicado em pacientes que apresentem hipersensibilidade (alergia) a quaisquer dos componentes de sua fórmula; nos casos de insuficiência cardíaca (função prejudicada do coração), hepática (do fígado) ou renal grave (dos rins) e hipertensão arterial grave (pressão alta).

O anti-inflamatório é, portanto, uma droga contra-indicada em pacientes com insuficiência renal. Outra lesão relacionada aos anti-inflamatórios é a nefrite intersticial, uma espécie de reação alérgica localizada no rim.