Qual o melhor hidratante para recém nascido?

Perguntado por: lteixeira . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Melhores Loções Hidratantes para Bebês de 2022

  • 1.1 Hidratante para Pele Atópica e Seca Creme Emoliente sem Perfume – Mustela Stelatopia.
  • 1.2 Hidratante Infantil Hydra Rosto e Corpo – Mustela Bebê
  • 1.3 Loção Hidratante para Bebê Pele Sensíveis – Granado.
  • 1.4 Hidratante corporal infantil – BioClub.

Pensando na estrutura, a pele do bebê é igual à do adulto, mas tem menos estrato córneo, que é a camada superficial. Na teoria, não precisa de hidratação, mesmo quando o bebê não nasce prematuro, pois já é uma pele hidratada. Mas, se os pais ou cuidadores quiserem hidratar, isso não vai fazer mal nenhum.

“O ideal é usar o creme hidratante a partir dos 6 meses, mas, se a pele for muito seca, vale consultar o pediatra para que ele analise a necessidade de usar antes”, ressalta a pediatra Alessandra Cavalcante Fernandes, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco (SP).

Posso usar hidratante na pele do rosto do bebê? O hidratante corporal pode ser utilizado no rosto das crianças desde que ele seja um produto infantil. Mas, como as formulações são diferentes, procure ler o rótulo antes da aplicação e evite sempre a re¬gião dos olhos e mucosas.

As novas fórmulas da linha Mamãe e Bebê são veganas, naturais e biodegradáveis, compostas apenas com os ingredientes essenciais para a pele delicada do bebê e podem ser utilizadas desde o primeiro dia de vida.

Depois de ter passado meses no líquido amniótico a pele do bebé seca rapidamente. Para muitas crianças, a descamação da pele é então uma reacção normal após o nascimento. Ã particularmente comum em recém-nascidos cujo parto se deu um pouco mais tarde do que o previsto.

A hora do banho
E tudo bem, afinal, o clima é propício. “Mas, se a água estiver muito quente e o sabonete não for adequado (com pH fisiológico), o hábito pode contribuir para ressecar a pele da criança”, explica a pediatra. Assim, o ideal é dar banhos curtos, com água morna e produtos infantis.

A pele do bebê descascando é algo comum nos recém-nascidos. Na maioria dos casos, basta seguir uma rotina de higiene e usar os produtos adequados para manter a pele hidratada, além de escutar o(a) pediatra, principalmente se você notar que a descamação persiste.

Nos primeiros dias de vida, a pele do bebê costuma descamar, normalmente nos pés e tornozelos. Essa descamação costuma ser fina, sem vermelhidão ou nenhum outro sintoma para o bebê.

O Óleo Vegetal Natura Mamãe e Bebê foi desenvolvido especialmente para a delicada pele do bebê. Ele conta com óleos de passiflora e palma. É ideal para fazer massagens relaxantes que podem aliviar cólicas e outros desconfortos. Também pode ser utilizado para a remoção de crostas lácteas na pele da criança.

Deve ser aplicado por um adulto ou sob sua supervisão. Não use em pele irritada ou lesionada. Evite contato com os olhos, boca e narinas. Em caso de ingestão acidental do produto, procure um médico imediatamente.

A pega correta deve ser sempre na aréola, e não no bico do seio. A parte de cima da aréola tem que ficar mais visível do que a de baixo, os lábios do bebê devem estar em formato de peixinho e , quando ele suga, o seio da mãe vai para dentro da boca dele.

RN – Como o próprio nome diz, esse tamanho é para o recém-nascido. Muito usado nos primeiros dias e especialmente em caso de gêmeos ou então prematuros. O RN tem como medidas as seguintes: Idade até 1 mês, peso entre 2 a 4kg e com altura de 50 a 55 cm.

Amido de milho no banho do bebê
É o que acontece com o amido de milho, popularmente chamado de maizena, ele pode ser usado na água do banho do bebê para tratar assaduras, brotoejas e alergias que podem surgir na pele do bebê.

Por que usar glicerina na pele do bebê? Justamente por ser uma substância emoliente, a glicerina tem um papel superimportante nos cuidados com a pele do bebê! Ela ajuda a manter o ácido protetor da pele, que fica na superfície cutânea.

No caso das assaduras, os sintomas costumam ser bastante semelhantes, sendo que, por vezes, a área afetada pode ter aspecto ressecado ou úmido, com pequenas bolhas e vermelhidão. A grande diferença é que no caso das alergias, a pele costuma apresentar também descamação.

Todos os dias, depois do banho e após trocar a fralda, o cuidador deve limpar o coto umbilical do bebê. Para isso, se usa álcool 70% e um algodão, fralda de pano ou cotonete.

Na verdade, existem vários genes diferentes que regulam uma variedade de processos de produção de melanina, portanto, não importa que cor nasça, a cor da pele do recém-nascido muda, ou mudará com o passar do tempo.

Durante o banho, o umbigo irá molhar e é fundamental manter a região seca e limpa, para que cicatrize de forma adequada. Por isso, depois de cada banho, é importante secar bem. Na hora da limpeza, é preciso levantar o coto umbilical e limpar toda a região em volta do umbigo.

A descamação de pele é uma delas que, embora possa causar estranheza, é bastante comum entre a primeira e terceira semana de vida do recém-nascido.