Qual o meu papel no desenvolvimento sustentável?

Perguntado por: zmello4 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

No Aprofundamento Meu papel no Desenvolvimento Sustentável, você irá aprimorar e ampliar seus conhecimentos científicos de forma prática por meio da elaboração de gráficos, leitura de mapas, discussão de novas possibilidades de energias limpas, descartes adequados de resíduos, e o uso de diferentes tecnologias digitais ...

Dica 1: Recicle o lixo. Reciclar é um ato de sustentabilidade que deve ser cada vez mais adotado, pois uma família pode juntar quilos de lixo por dia, semana e, mês. Todo esse lixo, ao invés de ser descartado, pode ter outros caminhos através da reciclagem. Assim, um papel reciclado pode virar outro papel, por exemplo.

Desenvolvimento sustentável: exemplos

  • exploração consciente de recursos naturais;
  • preservação de bem naturais aliada à dignidade social;
  • diminuição do ritmo de consumo;
  • programas socioambientais de conscientização da população;
  • reciclagem;
  • investimento em fontes renováveis de energia;
  • reflorestamento.

Afinal, o que é ser cidadão? Ser cidadão é ter direito à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade perante a lei: ter direitos civis. É também participar no destino da sociedade, votar, ser votado, ter direitos políticos.

Pergunta 1 1 em 1 pontos Qual o papel da sociedade em relação à sustentabilidade? Resposta Selecionada: b. Reduzir consumo, informar-se, buscar produtos sustentáveis, pressionar o governo e as empresas.

A participação do cidadão é indispensável na melhoria e conservação do planeta para as gerações futuras, a atuação de cada indivíduo parece pouco no âmbito global, porém, se todos se conscientizarem acerca dos níveis de consumo de produtos, energia, entre outros, os resultados serão enormes.

Pergunta 5 1 em 1 pontos Qual o papel da sociedade em relação à sustentabilidade? Resposta Selecionada: b. Reduzir consumo, informar-se, buscar produtos sustentáveis, pressionar o governo e as empresas.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.

O papel do cidadão é o mais importante de todos, pois é o conjunto de cidadãos que deve escolher o tipo de sociedade em que pretende viver, determinando os papéis das suas principais instituições e agentes.

É participar ativamente das decisões de sua comunidade, influenciar modos de vida de maneira positiva ao seu redor, exercer os direitos constitucionais adquiridos e lutar pelos que virão. É preservar o meio ambiente, a natureza, os animais, os seus semelhantes, os opostos.

Alistar-se como eleitor
O exercício do direito de voto é um exemplo de cidadania que representa a principal de várias das formas de participação política que um cidadão pode ter. Ao votar, o cidadão passa a ter a possibilidade de contribuir para a democracia e de participar das decisões políticas do país.

aumento da qualidade de vida; melhora da economia; preservação do meio ambiente e dos recursos naturais; diminuição da ocorrência de desastres ambientais.

Um papel ecológico, também chamado de papel sustentável, é aquele que é produzido causando baixo impacto ambiental. De forma geral, são produtos que respeitam os recursos naturais.

Vi recentemente que as cinco pessoas mais ricas do Brasil têm patrimônio equivalente ao da metade mais pobre do país. Saiu em um relatório da ONG Oxfam, mostrando que há uma distância avassaladora entre os mais ricos e os mais pobres.

Ou seja, ser sustentável é respeitar o meio ambiente, suprindo as necessidades da atual geração, sem comprometer o seu sustento e o das futuras gerações. É buscar alternativas que possibilitam a preservação do meio ambiente, como é o caso da diminuição de resíduos e do uso de agrotóxicos em plantações.