Quais são os exemplos de desenvolvimento sustentável?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Desenvolvimento sustentável: exemplos

  • exploração consciente de recursos naturais;
  • preservação de bem naturais aliada à dignidade social;
  • diminuição do ritmo de consumo;
  • programas socioambientais de conscientização da população;
  • reciclagem;
  • investimento em fontes renováveis de energia;
  • reflorestamento.

Preferência por consumir produtos biodegradáveis; Separar o lixo para coleta seletiva; Reciclagem; Realizar trajetos curtos através de caminhadas ou bicicletas.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

Sustentabilidade: o que é, tipos e sua importância

  • Tripé da sustentabilidade. ...
  • Sustentabilidade ambiental. ...
  • Sustentabilidade social. ...
  • Sustentabilidade econômica. ...
  • Sustentabilidade empresarial. ...
  • Sustentabilidade agrícola.

De uma forma geral, enquanto a sustentabilidade está atrelada a algo mais amplo, como a capacidade de se sustentar, o desenvolvimento sustentável pode ser entendido como atividades econômicas que suprem as necessidades atuais sem impactar nas gerações futuras.

Um exemplo é criar um programa social que visa contribuir para que os jovens de escolas públicas reconheçam e valorizem o papel da educação em suas trajetórias e possam, assim, ampliar suas visões de futuro. Muitas vezes, os jovens de escolas públicas não têm boas referências dentro de casa e na comunidade onde vivem.

A sustentabilidade social é definida, basicamente, como a distribuição de renda com redução das diferenças sociais, principalmente para a população baixa renda, e melhoria da qualidade de vida. Ela faz parte do tripé da sustantabilidade, que também é constituido pela sustentabilidade econômica e ambiental.

O principal foco é a integração de critérios sociais, ecológicos, tecnológicos e econômicos para promover o desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento sustentável é necessário para a manutenção das diferentes formas de vida da humanidade, assim como para a garantia de oferta de recursos ambientais para as próximas gerações.

O que é desenvolvimento sustentável? WWF Brasil. A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

O desenvolvimento sustentável no Brasil ainda é uma prática lenta e gradual, pois muitas empresas não estão preocupadas em adotar medidas que preservem o meio ambiente, pois visam apenas a lucratividade, apesar do país tentar despertar a consciência ambiental através de participações em conferências internacionais e ...

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

Algumas atitudes são: Evitar o consumismo desnecessário; Diminuir o desperdício de água; Adquirir produtos biodegradáveis; Evitar os produtos descartáveis; Utilização de iluminação natural ou lâmpadas de baixo consumo; Realizar a conscientização ambiental em seu ciclo social.

A sustentabilidade vem sendo alcançada como um desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente. Para alguns exemplos no Brasil, as pessoas buscam um consumo maior de produtos naturais, reciclagem, uso de meio de transporte e geradores de energia menos poluentes, reutilização de materiais.

Quais são os benefícios da sustentabilidade para o meio ambiente?

  • Principais pilares da sustentabilidade. ...
  • Aumenta a qualidade de vida. ...
  • Melhora a economia. ...
  • Menos desastres ambientais. ...
  • Preservar os recursos naturais e o meio ambiente.

Conceito começou a ser usado no final da década de 1980. Em 1987, a diplomata e médica Gro Harlem Brundtland, também ex-primeira-ministra da Noruega, usou o termo “desenvolvimento sustentável” pela primeira vez.

Diminuição no desperdício; Otimização do uso de recursos naturais; Menos emissão de CO2; Garantia de boa qualidade de vida para essa geração e para as futuras.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...