Qual o nome da música de quadrilha tradicional?

Perguntado por: lpeixoto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 19 votos

Não tem outro jeito de começar essa lista senão com Asa Branca, um dos maiores sucessos de Luiz Gonzaga, reconhecido de ponta a ponta no Brasil.

Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, em especial o triângulo, a sanfona e a zabumba, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste brasileiro, como o xaxado, baião, xote, samba-de-coco e quadrilha.

Mario Zan

Neste dia tão festivo de São João, uma homenagem a Mario Zan, grande compositor brasileiro e autor de diversas canções que embalam as quadrilhas. Mario nos deixou em 2006, aos 86 anos. Conversamos com Mariangela Zan, cantora e filha de Mario.

A quadrilha é uma dança folclórica popular no Brasil realizada durante as Festas Juninas.

BALANCÊ (balancer) – Balançar o corpo no ritmo da música, marcando o passo, sem sair do lugar. É usado como um grito de incentivo e é repetido quase todas as vezes que termina um passo. Quando um comando é dado só para os cavalheiros, as damas permanecem no BALANCÊ.

A quadrilha é uma tradicional dança que ocorre, predominantemente, nos festejos juninos com a participação de muitos dançarinos quadrilheiros e um narrador.

Alguns dos passos mais populares da quadrilha são:

  • Caminho da roça;
  • Balancê;
  • Túnel;
  • Formação do caracol;
  • Olha a chuva;
  • Olha a cobra.

O ritmo musical tradicional é o sertanejo, chamado também de música caipira, sertanejo raiz ou moda de viola. A música “O mineiro e o italiano”, escrita por Teddy Vieira em parceria com Nelson Gomes, se enquadra na moda de viola e apresenta a maioria dos elementos que caracterizam a cultura caipira e Paulistânia.

O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira. Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.

Os personagens são: os noivos, os pais do noivo, os pais da noiva, os padrinhos e as madrinhas, o padre, às vezes, o sacristão, o delegado, às vezes, com alguns soldados, o juiz com o escrivão; os demais integrantes do grupo são convidados.

A música tradicional, também chamada de música folclórica, é o conjunto de canções tradicionais de um povo. Tratam de quase todos os tipos de atividades humanas e muitas destas canções expressam crenças religiosas ou políticas de um povo ou descrevem sua história.

Origens. No século XVI surgiram as escolas jesuítas para índios e dali se originou a música junina se espalhando pelo Brasil, em 1603 a obra História do Brasil de Frei Vicente do Salvador, relatou que os índios eram muito amigos das novidades, como do dia de São João Batista por causa das fogueiras e capelas.

1. Ainda Te Amo. Foram 13462 votos para a música que ficou na primeira posição da lista de sucessos do Jão! E não é pra menos: todo mundo que já se apaixonou ao menos uma vez consegue se identificar com a letra de Ainda Te Amo.

O primeiro single de Jão foi lançado lá em 2016, se chama “Dança Pra Mim” e, apesar de ele ter feito algum sucesso, não foi colocado no primeiro EP do cantor, que foi lançado em 2018 e se chama “Primeiro Acústico”, nele, há 4 músicas: “Aqui”, “Álcool”, “Ressaca” e “Imaturo”, sendo a última canção, jão imaturo, a que ...

São João de Campina Grande

1) São João de Campina Grande (Paraíba)
O maior São João, não só do Brasil como do mundo, é realizado durante aproximadamente 31 dias no Parque do Povo, "o quartel-general do forró", no centro da cidade de Campina Grande. Sim, a cidade da campeã do BBB 21 Juliette!

Hoje existem quadrilhas tradicionais, que se caracterizam por roupas e por movimentos simples e as quadrilhas estilizadas, com passos coreografados e figurino cheio de brilho e glamour.

Antigamente, por serem festas promovidas pelas cortes, as mulheres tinham que usar vestidos voluptuosos e rodados. Daí a origem dos vestidos de quadrilhas, que, em nosso país, acabaram sendo confeccionados com tecidos mais coloridos e chamativos, principalmente com chita.

A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.