Qual o nome de quem tem medo de anão?

Perguntado por: ulancastre . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Acondroplasiafobia – medo de anões e de tocar em anões. Acrofobia – medo de alturas.

Aicmofobia é uma fobia muito real que afeta cerca de 3,5 a 10% da população do mundo. Ela consiste de um medo irracional ou excessivo de agulhas, alfinetes ou injeções. Também é conhecida como aiquimofobia e belenofobia.

Fobias Específicas ou Simples
acrofobia (medo de altura); claustrofobia (fobia de lugares fechados); zoofobia (medo de animais peçonhentos e outros); amaxofobia (medo de dirigir);

Mas, se quiserem, onfalofóbicos podem buscar ajuda profissional. “A função da fobia é a de proteger o sujeito da aproximação do desejo e seu tratamento se dá, na psicanálise, pela via da transferência”, explica Arnaldo Dominguez de Oliveira, psicanalista e fundador da Associação Etcétera e Tal.

Tratamento de Fonofobia
A terapia exposta e terapia cognitiva comportamental são dentre outras as mais comuns e elas podem ser usadas em combinação com prescrição médica na ajuda para reduzir a ansiedade e alívio do stress.

As 5 fobias mais comuns

  1. 1 – Fobia social. O transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social ou sociofobia, é o medo irracional de ser julgado, analisado e rejeitado em situações de interação social. ...
  2. 2 – Claustrofobia. ...
  3. 3 – Agorafobia. ...
  4. 4 – Aracnofobia. ...
  5. 5 – Acrofobia. ...
  6. 5 sinais de que você é nervoso demais.

Saiba como são algumas das fobias mais raras e incomuns

  • Crematofobia. É difícil entender que, no mundo de hoje, haja pessoas com medo de dinheiro. ...
  • Catisofobia. ...
  • Hexacosioi-hexeconta-hexafobia. ...
  • Anemofobia. ...
  • Clinofobia. ...
  • Hipopotomonstrosesquipedaliofobia. ...
  • Ablutofobia.

O medo irracional de conduzir ou de estar dentro de um veículo tem um nome - chama-se amaxofobia e pode ser virtualmente incapacitante. Se está a passar por esta fobia ou se conhece alguém nesta situação, é essencial que esteja a par das causas, dos sintomas e do tratamento (sim, ele existe!).

A fobia de agulhas é classificado como um medo extremo de procedimentos médicos que envolvem injeções e agulhas. Geralmente, essa fobia desenvolve-se em torno dos 4 ou 5 anos de idade resultante de uma má experiência durante algum procedimento de imunização.

Medo de agulha tem tratamento? Assim como a maioria das fobias, é possível tratar o medo de agulha. Associada com aspectos psicológicos, a aicmofobia é controlável e quem sofre desse mal pode seguir a vida normalmente – inclusive, tirando sangue e tomando injeções.

Acrofobia é a sensação de pânico em lugares altos. Acrofobia é o medo irracional da altura. Logicamente, nem toda situação de medo de estar em lugares altos pode ser caracterizada como acrofobia.

nictofobia

Como mencionado, a nictofobia é o nome dado para quem possui um medo irracional do escuro. Não é um simples receio por ter assistido a um filme e ter ficado com muito medo, a fobia neste caso, vai além disso.

Acondroplasiafobia – medo de anões e de tocar em anões. Acrofobia – medo de alturas.

Existem mais de 100 fobias específicas categorizadas. Elas têm relação com animais, ambientes naturais, situações, ferimentos, entre outros. Muitas pessoas têm medo desses elementos e não são consideradas fóbicas.

O que é? A entomofobia é conhecida também como insectofobia ou insetofobia. Além disso, é caracterizada por ser um medo ou uma aversão excessiva aos insetos.

A terapia sonora geralmente é realizada por um fonoaudiólogo ou um médico otorrinolaringologista especializado no tratamento de distúrbios auditivos e de equilíbrio. O médico otorrinolaringologista fará uma avaliação para determinar os sons de gatilho do paciente e a gravidade de sua misofonia.

Principais sintomas da misofonia

  1. Estado anormalmente agitado ou irritado;
  2. Evitar atividades específicas, como comer fora para não ouvir pessoas a mastigar;
  3. Reagir de forma exagerada a barulho simples;
  4. Pedir de forma mais intensa ou ofensiva para que o barulho pare.

Claustrofobia
Essa talvez seja a fobia mais conhecida pela população. Ambientes fechados é o principal medo do claustrofóbico. Voar de avião e até entrar em um elevador é uma tarefa quase impossível.

O problema tem nome: misofonia. Barulhinhos que muitos nem percebem, mas para você são insuportáveis.

Optofobia: medo de abrir os olhos
Quem sofre desta aversão, tende a preferir ficar em casa, porque sair à rua e manter os olhos fechados parece-nos tarefa impossível.