Qual o objetivo da dinâmica do abraço?

Perguntado por: ifreitas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 12 votos

A Dinâmica do Abraço é uma atividade que aproxima os colaboradores e promove a integração de equipes de trabalho. Quando você abraça uma pessoa, está demonstrando carinho, amor, afeto e amizade. É uma ação que estabelece uma ligação íntima e saudável entre pessoas.

O que é a Terapia do Abraço e como funciona? A Terapia do Abraço é uma técnica que permite que lidemos com as mais diversas emoções, sobretudo a raiva, a frustração e a tristeza. É muito comum encontrar pessoas que não validem estes sentimentos ou que os vejam como sentimentos ruins.

Um abraço significa carinho, amor, afeto e amizade. Um abraço estabelece uma ligação íntima e saudável entre as pessoas. É bom tanto para quem dá, quanto para quem o recebe. É um gesto simples, porém carregado de sentimentos.

As dinâmicas de acolhimento são uma importante ferramenta para o engajamento das turmas. Desde o primeiro dia de aula, esse tipo de trabalho auxilia no conhecimento de uns pelos outros e no sentimento de pertença.

O poder do abraço é inigualável para quem está triste e precisa de apoio, para quem sofreu uma perda ou simplesmente para demonstrar o que se sente. Também tem o abraço de saudade, o abraço de amizade e o abraço de amor. A verdade é que qualquer tipo de abraço é bom.

O abraço favorece o desenvolvimento de vínculos de cura, pois preenche os vazios do coração. Ele é o porta-voz da beleza interior, pois opera em nível profundo nossas emoções. Abraçar é mostrar para o outro nossos sentimentos e reafirmar o que sentimos, mas também permitir ao outro se mostrar.

Dê um abraço tão apertado quanto quiser, mas tome cuidado para não esmagá-la. Evite dar batidas nas costas ou nos ombros — algumas podem achar que você não gosta delas se o fizer sem se aprofundar no abraço. Aos garotos: dê um abraço firme e dê batidas na parte de cima das costas ou nos ombros.

SÃO SÓ 20 SEGUNDOS! Sabia que em média um abraço dura apenas 3 segundos? Estudos mostram que quando um abraço dura 20 segundos, há um efeito terapêutico no corpo e na mente!

A importância e os benefícios do abraço
“Precisamos de 4 abraços por dia para sobreviver. Precisamos de 8 abraços por dia para nos manter. Precisamos de 12 abraços por dia para crescer”. Essa frase famosa da psicoterapeuta norte-americana Virginia Satir resume o quanto os abraços são importantes no nosso dia a dia.

Inicie um abraço casual com um toque simples ou um abraço íntimo com um toque mais sensual. Roce no braço dele com a mão algumas vezes ou toque-o por alguns segundos. Olhe bem nos olhos dele ou chegue por trás e abrace-o de surpresa. Se quer abraçá-lo, basta chegar e abraçar!

Dentro de um abraço cabe toda forma de afeto, cabe o silêncio confortável entre duas pessoas que se querem bem, cabe o suspiro de alívio por ter encontrado um lugar para aquietar a alma, cabe a manifestação genuína de acolhimento e entrega, cabe a aceitação do outro e o perdão.

É muito bom: o abraço libera uma substância chamada oxitocina, também conhecida como o hormônio do bem-estar, aumentando a felicidade geral da pessoa. O abraço também pode liberar endorfinas, mesma substância química liberada após um bom treino ou quando você come chocolate.

É como se fosse um “meio abraço”, sem envolver totalmente o corpo. Trata-se de um gesto de conexão emocional e de aproximação física entre parceiros, de uma forma despojada e que não demonstra intimidade ou romance, passando a mensagem de “estamos juntos”.

O acolhimento é uma postura ética que implica na escuta do usuário em suas queixas, no reconhecimento do seu protagonismo no processo de saúde e adoecimento, e na responsabilização pela resolução, com ativação de redes de compartilhamento de saberes.

A principal atitude de acolhimento é a escuta, propondo um espaço para que os alunos dialoguem, expressem suas emoções e possam tirar dúvidas e pedir ajuda para lidar com as dificuldades.