Qual o objetivo da hidrográfica?

Perguntado por: lmartins7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

A hidrografia é uma área da Geografia física que se dedica ao estudo da água do planeta Terra, realizando o mapeamento e a caracterização das diferentes reservas de água bem como a forma como se dá a sua distribuição e o seu uso.

O objetivo principal é recuperar, conservar e preservar as bacias em situação de vulnerabilidade ambiental, por meio de ações permanentes e integradas que promovam o uso sustentável dos recursos naturais, a melhoria das condições socioambientais e a melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade para os ...

A palavra Hidrografia pode se referir a um ramo da Geografia que estuda as águas do planeta ou também ao conjunto de águas de um país ou região. São objetos de estudo dessa área do conhecimento os rios, lagos, mares, oceanos, geleiras, águas do subsolo e da atmosfera.

A bacia hidrográfica é uma área de captação natural da água de precipitação da chuva que converge os escoamentos para um único ponto de saída.

Principais características da hidrografia brasileira
Predomínio do regime pluvial; Predomínio dos rios perenes e de bacias exorreicas (que deságua no mar); Predomínio de foz do tipo estuário (que desemboca no mar em forma de um único canal).

As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.

Bacias hidrográficas são porções de terras alimentadas por um rio principal e os seus afluentes, delimitadas pelo relevo ao seu redor ou pela vegetação.

No Brasil, os rios são caudalosos e as bacias hidrográficas extensas, proporcionando um significativo potencial hídrico no desenvolvimento de usinas hidrelétricas, captação de água, irrigação, transporte entre outros.

Uma bacia hidrográfica constitui-se no conjunto de terras delimitadas pelos divisores de água e drenadas por um rio principal, seus afluentes e subafluentes. A bacia hidrográfica é considerada a unidade territorial de planejamento e gerenciamento das águas.

A hidrografia percebe o perfil aquático das regiões e permite a criação de infraestruturas com base nessas características. Ou seja, além de suas aplicações científicas, essas pesquisas apresentam importância social, política e econômica.

O rio principal da bacia Amazônia é o Rio Amazonas, considerado o mais longo e caudaloso do mundo, com 6992 km de extensão.

Uma bacia hidrográfica é composta por um conjunto de superfícies vertentes constituídas pela superfície do solo e de uma rede de drenagem formada pelos cursos da água que confluem até chegar a um leito único no ponto de saída.

Suas principais funcionalidades são o abastecimento de água para diferentes setores da sociedade, como agropecuária, indústria e para consumo de seres vivos. As bacias hidrográficas também são importantes para o transporte hidroviário, podendo carregar grandes quantidades de cargas e pessoas.

A hidrografia do Brasil é formada por um denso conjunto de rios caracterizados pelo seu regime pluvial e pela ampla extensão, além de serem rios caudalosos que, em sua maioria, percorrem terrenos planálticos e não secam durante o período de estiagem (rios perenes).

Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.

A hidrografia é a área da Geografia que estuda o conjunto de águas da Terra. Também é um termo usado para caracterizar aspectos das águas superficiais, subterrâneas e atmosféricas. O ciclo da água é formado por processos de evaporação, condensação, precipitação, infiltração e transpiração.

Amazônica

Amazônica. É a maior bacia hidrográfica do Brasil e do mundo, com uma extensa área de aproximadamente 6 milhões de km².

Hidrografia é o ramo da Geografia física que se dedica aos estudos da água no planeta Terra. O ciclo da água ou ciclo hidrológico é o processo de renovação da água na Terra. As etapas do ciclo hidrológico são: evaporação e transpiração, condensação, precipitação, infiltração e escoamento superficial.