Qual o objetivo da ORT?

Perguntado por: apeixoto . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.8 / 5 18 votos

A ORT consiste em uma sistematização desenvolvida por Taylor para que cada trabalhador realizasse as suas tarefas da forma mais simples e rápida possível. A ideia era fazer mais em menos tempo, mantendo a qualidade e a produtividade.

ORT – ORGANIZAÇÃO, RECONSTRUÇÃO E TRABALHO – é uma instituição educacional de origem judaica que se dedica ao ensino e treinamento tecnológico.

O que é Organização Racional do Trabalho (ORT)?
Através de observações, pesquisas e análises, Frederick Taylor identificou como os operários compreendiam atividades, funções. Mas, principalmente, como os trabalhadores encaravam a realização de suas tarefas a partir da observação de seus colegas.

Padronizar serve para ter a repetibilidade do resultado, com todos fazendo da mesma forma. Assim, é possível gerar produtos ou serviços de alta qualidade gastando menos tempo e dinheiro. As pessoas precisam entender o processo do início ao fim.

A ORT consiste em uma sistematização desenvolvida por Taylor para que cada trabalhador realizasse as suas tarefas da forma mais simples e rápida possível. A ideia era fazer mais em menos tempo, mantendo a qualidade e a produtividade.

Com a organização no trabalho, o profissional consegue ter melhor controle dos prazos de entrega, do que precisa para realizar determinado serviço e pode traçar estratégias para atingir o objetivo. Todo esse planejamento permite que as tarefas diárias sejam realizadas com mais assertividade.

A falta de organização causa muita perda de tempo dos trabalhadores, por exemplo, quando é preciso encontrar algo como uma ferramenta, algum material necessário para o trabalho e esse objeto é deixado em qualquer lugar, leva um tempo até encontrar.

O estudo de tempos e movimentos é uma forma de mensurar o trabalho de cada operador utilizando métodos estatísticos, pois faz uma análise detalhada de cada etapa do processo identificando os excessos e determinando o método mais eficiente para executá-lo.

ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA é a corrente administrativa iniciada por Taylor e que enfatiza a administração das tarefas, isto é, focaliza a racionalização do trabalho operário, a padronização e o estabelecimento de princípios básicos de organização racional do trabalho.

Princípio do planejamento. Princípio da preparação dos trabalhadores. Princípio do controle. Princípio da execução.

Portanto, uma racionalização administrativa é “o estudo das causas e soluções dos problemas administrativos, abrangendo a responsabilidade básica de planejar e aperfeiçoar os processos, os métodos e a estrutura organizacional”.

O taylorismo tem como principal premissa elevar a produção industrial em menor tempo possível. Isso porque as observações de Taylor constataram que muitos operários, por realizarem as funções sem muita técnica, perdiam muito tempo com movimentos desnecessários, obtendo uma produção muito abaixo da sua capacidade.

Frederick Taylor é conhecido pela Teoria Científica da Administração, também chamada de Teoria Clássica, que tem ênfase na eficiência. De acordo com ele, em vez de repreender os funcionários por cada pequeno erro, os empregadores deveriam recompensar os trabalhadores pelo aumento da produtividade.

Taylor propõe a racionalização do trabalho por meio do estudo dos tempos e movimentos. O trabalho deveria ser decomposto, analisado e testado cientificamente e deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas.

Nesse sentido, a padronização é muito importante porque ela formaliza para os todos os envolvidos qual é a melhor forma de executar um trabalho. Assim, a empresa tem maior garantia de que o serviço executado por um funcionário será, de certa maneira, idêntico ao serviço executado por outro funcionário.

A padronização geralmente engloba os padrões técnicos (especificações) do produto, bem como os procedimentos operacionais para produzi-lo. Além disso, levam-se em conta as atividades relacionadas ao controle da qualidade, meio ambiente e segurança.

A padronização de processos é responsável por tornar a rotina e atividades de uma empresa uniformes. Ao implementar padrões no modo de se trabalhar, torna-se mais fácil colocar em prática uma operação consistente e produtiva.

– substituir a improvisação pela ciência; – planejar o método de trabalho. Princípio de Preparo: – selecionar cientificamente os trabalhadores pelas aptidões; – treiná-los para produzirem mais e melhor; – produção de acordo com o método planejado; – organizar o arranjo físico das máquinas e ferramentas.

A Organização Racional do Trabalho (ORT) surgiu no apogeu da Administração Científica e... A Organização Racional do Trabalho (ORT) surgiu no apogeu da Administração Científica e visava à substituição dos métodos empíricos e rudimentares, utilizados nas tarefas, por métodos científicos.

Segundo Taylor, o principal objetivo da administração deve ser assegurar o máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.