Quem lê mais livros americanos ou brasileiros?

Perguntado por: adias . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O Brasil não possui uma boa posição entre os países que mais leem livros no mundo. A realidade é que, de acordo com um índice criado pela NOP World, nossos hábitos de leitura são bem ruins, quando comparados à países como Índia, Rússia, China e até mesmo a Tailândia.

A falta de estímulo, de estrutura, fatores sociais e políticos podem ser algumas das causas, como explica Luiz Rohden, decano da Escola de Humanidades da Unisinos. Outro fator que pode ser analisado é a concorrência, pois a escolha de ler um livro pode bater de frente com a de consumir outros tipos de mídia.

De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante.

27º posição

O Brasil ocupa apenas a 27º posição, com uma média de 5,2 horas de leitura semanal. Estamos à frente apenas de Taiwan, Japão e Coréia. Países como Argentina, Venezuela e México — ficam à nossa frente, mas todos abaixo da média global de 6,5 horas semanais dedicadas à leitura.

a Índia

O país que mais lê no mundo é a Índia, que ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia: Tailândia, China e Filipinas.

“Os brasileiros leem 2.6 livros – inteiros ou em partes – em um período de três meses. Destes 1,05 foi lido inteiro e 0.64 era livro de literatura.

Ainda de acordo com o estudo em questão, crianças e adolescentes concentram as maiores proporções de leitores na população. Na faixa de 5 a 10 anos, 67% são leitores. O topo do índice está na faixa de 11 a 13 anos, com 84%, e 75% entre os jovens de 14 a 17 anos.

Na campeã João Pessoa, capital da Paraíba, 64% da população é considerada leitora, seguida de perto por Curitiba, com 63%, Manaus, com 62%, Belém, 61%, e São Paulo, 60%.

O índice atual de analfabetismo no país é quatro vezes maior do que em 2018. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 14.194.397 pessoas que não sabem ler, escrever ou realizar as operações básicas de matemática. Quatro anos atrás, eram cerca de 11 milhões.

Para quem pensa que o motivo mais dado para não ler é o preço dos livros (que realmente são caros), vem uma surpresa: não é o que dizem os leitores mais velhos. Segundo eles, o motivo pelo qual vão lendo menos ao longo da vida é a falta de tempo. São dados interessantes para refletirmos sobre as escolhas que fazemos.

Depois de analisarem outros fatores como idade, gênero, educação e renda, a equipe descobriu que, em geral, quem lê livros vive até dois anos a mais que quem não lê nada. Os benefícios sobem de acordo com o tempo você gasta lendo durante a semana. Ler jornais e revistas também ajuda, mas não tanto quanto livros.

  • #1 “O Alquimista” – Paulo Coelho. Divulgação. ...
  • #2 “Capitães da Areia” – Jorge Amado. Divulgação. ...
  • #3 "Memórias Póstumas de Brás Cubas" – Machado de Assis. ...
  • #4 “A Hora da Estrela” – Clarice Lispector. ...
  • #5 “Grande Sertão: Veredas” – Guimarães Rosa. ...
  • #6 “Pauliceia Desvairada” – Mário de Andrade. ...
  • #7 “As Três Marias” – Rachel de Queiroz.

Acertou quem disse “O Alquimista” de Paulo Coelho, lançado em 1988. O livro que envolve espiritismo e auto ajuda já passou da casa dos 150 milhões de exemplares comercializados ao redor do mundo. Um número muito expressivo, não é mesmo?

Segundo a pesquisa, o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo a Bíblia o mais lido no país. Apenas 56% da população brasileira é considerada leitora – a partir dos 5 anos. O estudo define como “leitor” alguém que leu pelo menos um livro inteiro ou partes de um livro nos últimos três meses.

BdF RS - De acordo com a publicação Retratos da Leitura no Brasil, 52% (ou 100,1 milhões de pessoas) dos brasileiros, dedica-se à leitura, sendo a bíblia e jornais os mais lidos.

Uma pesquisa realizada pelo IBOPE em 2019 revelou que o Brasil perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Entre os que mais deixaram de ler estão as classes altas da Região Sudeste. Em contrapartida, as crianças são as que têm se dedicado mais à leitura nesses últimos anos.

Conheça os 4 países preferidos dos brasileiros

  1. Canadá O Canadá desponta na preferência de quem procura um destino no exterior para investir na continuidade da própria formação. ...
  2. Austrália. ...
  3. Estados Unidos. ...
  4. Portugal.

O Brasil é eleito a nação mais legal do mundo.