Qual o perigo do espinafre?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 10 votos

“Qualquer alimento ingerido em excesso não faz bem para a saúde, incluindo o espinafre. Ele contém ácido oxálico, que pode dificultar a absorção de minerais como cálcio pelo organismo”, diz Hord. Ele explica que o excesso de ácido oxálico também pode favorecer a formação de pedras nos rins.

Truque de expert. De acordo com Carina, uma saída para proteger os nutrientes do espinafre e desativar o tal do oxalato é apostar no branqueamento. A técnica consiste em ferver água, jogar o vegetal nela por 30 segundos e, aí, mandá-lo imediatamente para um banho de água com gelo.

Não há problema em comer espinafre cru. Basta higienizar o vegetal corretamente e usá-lo para incrementar uma salada. As folhas são mais crocantes e o sabor é mais acentuado, combinando com ingredientes mais neutros como queijos e peixes.

Beber bastante água, para ajudar o seu organismo a eliminar o excesso de oxalato. Veja o quanto de água você deve beber por dia. Consumir alimentos ricos em cálcio, pois ele se liga ao oxalato, promovendo a sua eliminação nas fezes.

De modo geral, é melhor consumir depois de cozido, para reduzir a concentração de ácido oxálico, que interfere na absorção de minerais. Outro macete é comer junto com alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas.

O espinafre é uma verdura escura que pode ser comido cru ou cozido. Existem muitas maneiras de cozinhar espinafre, incluindo fervido, refogado e em creme. O espinafre pode ser fervido só com água e sal, mas para fazer o creme ou refogado é preciso um pouco mais de ingredientes para conseguir o melhor sabor.

Mas qual é o mais saudável? Segundo a Healthline, enquanto a couve oferece mais do que o dobro de vitamina C do espinafre, o espinafre fornece mais ácido fólico e vitaminas A e K. Ambos estão ligados à melhoria da saúde cardíaca, promoção da perda de peso e proteção contra doenças.

O espinafre, assim como outros vegetais, pode ser aproveitado em sua integralidade. As pessoas, por não saberem utilizar ou por falta de hábito, acabam descartando os talos, mas eles são tão nutritivos ou mais do que as folhas. São ricos em fibras, minerais, vitaminas e antioxidantes como os polifenoides.

A recomendação é consumir pelo menos uma porção, cerca de meio prato de sobremesa, três vezes por semana. Para aumentar a absorção de minerais, é recomendado ingeri-lo com outros alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas. O espinafre pode ser consumido em saladas, smoothies, cozido e em molhos.

Lave as folhas em água corrente para remover resíduos de terra. Muitas vezes, o espinafre pode acumular sujeira e ficar um sabor terroso. Se você comprou espinafre embalado e já higienizado, ainda pode lavá-lo para garantir que fique limpo, mas não precisa ter tantas precauções como quando compra o espinafre na feira.

1. Destacar as folhas - alface, couve, espinafre, escarola - e lavar bem com água corrente para retirar as sujeiras mais visíveis, como terra e insetos. 2. Colocar as folhas de molho num recipiente com água e sanitizante, deixando imersas por volta de 10 a 15 minutos.

"A couve tem um pouco mais de cálcio e vitamina C do que o espinafre. Mas o espinafre supera a couve em ferro, magnésio, potássio, zinco, folato e nas vitaminas A, E e K", diz Lindsey Joe.

Modo de preparo

  1. Deixe o feijão de molho por 4 horas. Escorra e ponha em uma panela. ...
  2. Escalde as folhas de espinafre e deixe em uma peneira por 5 minutos. Aqueça o óleo e refogue a cebola. ...
  3. Mexa e ponha o feijão, o tomate e o espinafre. ...
  4. Cozinhe por mais 20 minutos e sirva imediatamente.

O espinafre é rico em diversas substâncias associadas ao combate e prevenção do câncer, como os carotenoides, o ácido fólico e a vitamina E.