Qual o perigo da losartana 50mg?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4 / 5 2 votos

A farmacêutica Sanofi Medley solicitou, nessa semana, o recolhimento de medicamentos com losartana do mercado. A medida ocorreu por causa de uma possível presença de impurezas no remédio, que podem provocar mutações e elevar o risco do desenvolvimento de câncer nas pessoas que usam a substância.

28/06/2022 13:55
A Anvisa determinou, esta semana, a interdição e o recolhimento de lotes de medicamentos contendo o princípio ativo losartana. A medida foi tomada devido a presença da impureza “azido” em concentração acima do limite de segurança aceitável.

Sim! O medicamento pra pressão é de uso DIÁRIO.

A presença do azido no insumo farmacêutico da losartana foi identificado no mundo em setembro de 2021. O contaminante pode aparecer durante a produção do insumo farmacêutico ativo, que é utilizado pela indústria farmacêutica para fabricar o medicamento final.

A losartana é uma excelente primeira opção no tratamento da hipertensão, enquanto os betabloqueadores (família do atenolol) são a quinta opção - ou utilizados em situações específicas como pós infarto.

Losartana Potássica
1) Neo Química – 24.859.004 unidades vendidas. 5) Teuto Brasileiro – 10.386.335 unidades vendidas. 8) EMS Pharma – 8.825.891 unidades vendidas. 13) Medley – 7.109.684 unidades vendidas.

Vale ressaltar que mesmo entre as marcas alvo de recolhimento ou interdição - Ache, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto, Prati - apenas alguns lotes foram afetados. O número dos lotes recolhidos estão especificados no site da Anvisa. Assim como o número dos lotes que foram interditados cautelarmente.

A agência reafirmou que os medicamentos com losartana são seguros e que os pacientes que os utilizam podem seguir normalmente com o tratamento.

Diante da repercussão, foi divulgado que o recolhimento afeta todos os lotes dos seguintes remédios: losartana potássica 50 mg e 100 mg. losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg. losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg.

Os tratamentos com captopril e losartan foram capazes de reverter a HAP em animais Wistar e SHR, porém, o captopril se mostrou mais eficiente em normalizar esses parâmetros quando comparados ao losartan.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

A Prefeitura de Lucas do Rio Verde, por meio da Secretaria de Saúde, informa que, após determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a medicação anti-hipertensivo losartana foi recolhida das farmácias municipais. A retirada é somente do lote 21F52N da marca PRATI DONADUZZI.

1 - Diuréticos
Existem várias classes de diuréticos, sendo que os principais remédios indicados pelos médicos são clortalidona, hidroclorotiazida, indapamida, furosemida, bumetanida, espironolactona ou amilorida.

Várias causas podem estar associadas à hipertensão. O fator hereditário é uma delas. A obesidade e o envelhecimento também aumentam a incidência da doença. Além disso, há fatores externos que potencializam os riscos, como sedentarismo, má alimentação, tabagismo e consumo excessivo de sal e de álcool.

O capim santo, também conhecido como capim-limão, capim-cidreira, capim-cheiroso ou capim-cidrão, é uma das opções mais buscadas de chás poderosos para baixar a pressão alta, mas não apenas isso! A planta estimula o equilíbrio dos níveis de serotonina e a quantidade de plaquetas no sangue.

Embora as pessoas que estão começando o tratamento para a hipertensão possam se beneficiar igualmente de qualquer um desses medicamentos, o estudo recente relata que os ARBs podem ter menos efeitos colaterais relacionados aos medicamentos do que os inibidores da ECA.

Aurobindo Pharma; Laboratório Globo; Zydus Nikkho. Vale ressaltar que mesmo entre as marcas alvo de recolhimento ou interdição - Ache, Biolab, Brainfarma, Cimed, Eurofarma, Geolab, Teuto, Prati - apenas alguns lotes foram afetados.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta quinta-feira a interdição e recolhimento de lotes dos medicamentos com princípio ativo da Losartana. Segundo a Anvisa, "a medida foi tomada devido a presença da impureza 'azido' em concentração acima do limite de segurança aceitável".

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

Coloque a braçadeira no braço esquerdo, sem folgas, de dois a três dedos acima da articulação do cotovelo.