Qual o pH no ponto de equivalência?

Perguntado por: aAvila . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 13 votos

No ponto de equivalência, o pH é dado pela solução do sal (neste caso o pH = 7) caso, o pH = 7). Após o ponto de equivalência, o pH é dado pelo ácido forte em excesso logo o pH < 7 excesso, logo, o pH < 7.

Em uma titulação ácido forte/base forte, o ácido e a base vão reagir para formar uma solução neutra. No ponto de equivalência da reação, íons hidrônio (H +) e hidróxido (OH-) vão reagir para formar água, levando a um pH de 7. Isto é verdadeiro para todas as titulações ácido forte/base forte.

Titulação Base fraca/Ácido forte
Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá em um pH inferior a 7, devido à hidrólise do cátion resultante ser ácida. No ponto de equivalência, todo o hidróxido de amônio foi consumido e todo o HCl foi consumido.

  1. 10-pOH = [OH-] Esse cálculo quase sempre depende do valor da concentração de OH-, mas saber qual é o pH (potencial hidrogeniônico, ou seja, quantidade de cátions H+) também pode ser útil.
  2. 10-pH = [H+] ...
  3. 10-pOH = [OH-]

As fórmulas para calcular pH e pOH são: pH = -log [H+], pOH = -log [oH-], [H+] = 10-pH ou [OH-] = 10-poH, pH + pOH = 14.

O ponto estequiométrico, de equivalência ou final teórico de uma titulação é aquele calculado com base na estequiometria da reação envolvida na titulação (volume exato em que a substância a ser determinada vai ser titulada). Não pode ser determinado experimentalmente.

Ponto de equivalência é o ponto estequiométrico da reação quantitativa. Ponto final é o ponto visual de encerramento da titulação.

O pKa é usado para descrever a força dos ácidos . Uma base conjugada (A-) mais estabilizada deslocará o equilibrio da equação acima para direita e, conseguentemente, aumentará a concentração do ácido (H3 O+).

As variações de pH ocorridas nas soluções tamponadas são iguais às variações ocorridas nas soluções não tamponadas. Quanto maior for a variação de pH após a adição de ácido forte ou de base fraca, mais eficiente será a solução tampão.

ANTECIPE Como a metilamina é uma base fraca (como todas as aminas), devemos esperar pH > 7 e uma percentagem pequena de protonação.

- Alimentos muito ácidos, que possuem pH inferior a 4. De modo geral, os bolores e as leveduras possuem maior tolerância a pH mais baixo do que as bactérias. Por isso, os alimentos de baixa acidez (pH >4,5) são os mais sujeitos a multiplicação microbiana.

Os ácidos possuem pH menor que 7, enquanto as bases possuem pH maior que 7.

A escala de pH varia entre 0 e 14 na temperatura de 25ºC. Se o valor do pH for igual a 7 (pH da água), o meio da solução (ou do líquido) será neutro. Mas se o pH for menor que 7, será ácido, e se for maior que 7, básico.

O pH é uma escala numérica que varia de 0 a 14. O meio ácido possui excesso de íons H3O+ e pH menor do que 7. O meio básico possui excesso de íons OH- e pH maior do que 7.

O pH é representado numa escala que varia de 0 a 14. Ela mede a acidez e basicidade de uma solução. Sendo assim, o pH 7 representa uma solução neutra (por exemplo, a água pura). Já os que estão antes dele são consideradas soluções ácidas (pH ácido), e os que estão após o 7 são as soluções básicas (pH alcalino).

Serve para determinar os níveis de acidez de uma solução em função dos íons H+. O pH é uma escala logarítimica, nunca negativa, que varia de 0 a 14. Com valor entre 0 e 7, diz-se que o meio é ácido. Se o valor for igual a 7, então o meio é neutro.

Continuar lendo Qual limite de ponto?