Qual o ponto certo do retrovisor?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
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A regra básica para ajustar os espelhos é fazê-los cobrir a maior campo visual possível. “O retrovisor interno deve abranger a maior área possível do vidro traseiro. Já os externos devem pegar o mínimo possível a lateral do carro”, explica o coordenador técnico do Cesvi Brasil/Mapfre, Alessandro Rubio.

É importante não ter objetos no banco de trás ou perto do vidro traseiro impedindo sua visão. Em carros e motos, miniespelhos convexos podem ser uma boa solução para diminuir muito os pontos cegos. O ajuste correto dos retrovisores também é decisivo para a segurança dos motociclistas.

Presentes em todos os automóveis, os chamados pontos cegos dos retrovisores exigem atenção redobrada dos motoristas, principalmente nas ultrapassagens. Uma tecnologia implantada em carros da Volkswagen, o Side Assist, auxilia quem está dirigindo a evitar manobras arriscadas ao perceber a aproximação de outros veículos.

O retrovisor direito precisa ser ajustado do banco do carona e deve seguir a mesma orientação de enxergar a calçada e a rua. Outro aspecto importante é que o ponto em que a estrada desaparece precisa ficar bem no meio do espelho.

Simples, esse espelho retrovisor do lado direito é convexo pra aumentar a visibilidade do motorista. Sendo convexo, ele tem uma visão mais panorâmica e percebe-se melhor os veículos vindo pela direita.

O ponto cego do retrovisor é a área ao redor dos automóveis que não pode ser observada de modo direto pelo condutor. Esses pontos são as áreas da estrada que não podem ser vistas ao olhar para frente ou para trás, através de qualquer retrovisor e espelho lateral.

Você deve olhar o retrovisor antes de fazer uma conversão, antes de parar o carro, na hora da troca de marchas, ao preparar o carro para um controle de embreagem, ou seja, em todo o momento.

Para eliminar os pontos cegos, o motorista deve, ao sentar, inclinar a cabeça até quase encostar no vidro esquerdo. Então, deverá posicionar o espelho de tal lado em uma posição que só consiga ver o final da traseira do seu veículo.

Distância de reação
Ela é a distância que o veículo percorre no intervalo de tempo desde que o motorista viu a situação de perigo até o momento em que ele pisou o pé no freio.

Basta baixar o retrovisor, puxando a alavanca ou interruptor dele para baixo o máximo possível, de forma que ele esteja apontado para o chão. Assim, basta começar a manobra de alinhamento com a calçada. O mesmo pode ser feito quando você usa a baliza do lado do motorista.

Em hipótese alguma você deve conduzir um veículo com o retrovisor quebrado ou sem o espelho retrovisor. Por ser um item obrigatório, de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito, o condutor que for flagrado com o item quebrado ou sem ele corre o risco de receber uma multa.

Ela serve para dar acabamento e melhorar a aderência dos vidros laminados que são colados na moldura do para-brisa. Assim, ela esconde imperfeições dessas áreas e até equipamentos, como retrovisor interno, antenas ou sensores de chuva ou luminosidade – neste caso, essa faixa avança na parte central do vidro.

O retrovisor externo esquerdo, que é do motorista, deve dar a maior visibilidade externa possível. Comece a movê-lo para a esquerda e pare quando a carroceria sumir da imagem. Essa é a posição correta, pois, dará a você a visão máxima do que está acontecendo desse lado do veículo.

O retrovisor com tilt-down conta com um sistema que abaixa gradativamente o retrovisor direito quando a marcha ré está engatada, permitindo a visualização do meio-fio e outros potenciais obstáculos para o estacionamento seguro.

Segundo a norma, a área refletora não pode ser menor do que 69 cm². Nos espelhos circulares o diâmetro mínimo é de 94 mm, e nos modelos não circulares, deverá ser possível encaixar um retângulo medindo 120 mm por 200 mm.

Saiba o que diz a legislação sobre os retrovisores
Já no caso de espelhos não circulares, a superfície refletora deve possibilitar o encaixe de um retângulo imaginário de 12 cm por 20 cm. Os espelhos redondos, por sua vez, devem ter diâmetro mínimo de 9,4 cm e máximo de 15 cm.

O ângulo de abertura mede o grau de curvatura do espelho. Esse ângulo é medido a partir do eixo de simetria dos espelhos esféricos. Quanto maior for o ângulo de abertura, mais o espelho assemelha-se a um espelho plano.

O espelho retrovisor do lado direito é convexo para aumentar a visibilidade do motorista, pois oferece uma visão mais panorâmica e percebe-se melhor os veículos vindos pela direita.