Qual o PSA normal para um homem de 70 anos?

Perguntado por: vevangelista . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 19 votos

Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

O valor de PSA Total superior a 4,0 nanogramas por mililitro (ng/ml) pode indicar a presença do câncer de próstata ou de outra doença.

VALORAÇÃO PSA

IdadeValores normais para indivíduos negrosValores normais para indivíduos brancos
40 a 49 anosde 0,0 até 2 ng/mlde 0,0 até 2,5 ng/ml
50 a 59 anosde 0,0 até 4 ng/mlde 0,0 até 3,5 ng/ml
60 a 69 anosde 0,0 até 4,5 ng/mlde 0,0 até 4,5 ng/ml
70 a 79 anosde 0,0 até 5,5 ng/mlde 0,0 até 6,5 ng/ml

Os alimentos à base de soja contêm isoflavonas, que podem retardar o crescimento das células cancerígenas e reduzir os níveis de PSA em homens com câncer de próstata. Os países com elevado consumo de soja têm níveis muito mais baixos de câncer de próstata que nos Estados Unidos.

Em geral, um PSA maior que 4 ng/ml é considerado alto, e o seu médico urologista deverá solicitar a repetição do exame e a realização de exames complementares conforme sua idade e quadro clínico.

Até aos 50 anos: até 2,5 ng/ml. Entre os 50 e os 60 anos: até 3,5 ng/ml. Entre os 60 e os 70 anos: até 4,5 ng/ml. Acima de 70 anos: até 6,5 ng/ml.

Além do próprio câncer de próstata, outras condições não cancerosas também podem aumentar o nível de PSA, por exemplo, a hiperplasia prostática benigna. Conforme o homem envelhece, a próstata tende a aumentar de tamanho. Esse aumento ocorre em 90% dos homens até os 90 anos e pode elevar o PSA.

O valor de PSA total considerado normal está em até 4,0 ng/mL. Pacientes que apresentam nível maior que 10 ng/mL, possuem alta probabilidade de serem encaminhados para biópsia retal diagnóstica, uma vez que pode significar câncer de próstata.

Neste exame, o urologista consegue definir as dimensões e características da próstata independente da idade. Por exemplo, a percepção de uma glândula de 40 a 50 g com características fibroelásticas e sem nódulos é esperado em pacientes mais idosos, podendo ser considerado como tamanho normal da próstata aos 70 anos.

Qual é a relação entre PSA livre e total? A relação entre PSA livre e total faz toda a diferença no resultado do exame. Geralmente, pacientes com maior proporção de PSA livre, quando comparado ao PSA total, não têm câncer de próstata. Ainda que não haja um consenso, essa proporção costuma ser igual ou maior que 15%.

De fato, o PSA alterado é um indicativo do câncer de próstata. Ainda de acordo com o Oncoguia, quando os valores dessa substância estão entre 4 ng/ml e 10 ng/ml as chances de ser diagnosticado com a doença é de 25%. Já acima de 10 ng/ml, o risco sobe para 50%.

De acordo com estudos internacionais publicados em revistas renomadas, o volume médio da próstata em adultos entre 50 e 80 anos aumentou de 24 gramas para 38 gramas.

Os níveis de PSA tendem a aumentar com a idade de forma natural, mesmo quando não existe nenhuma patologia associada. Assim sendo, o mesmo valor em homens de idades distintas representam riscos diferentes. Isto é, por exemplo, um valor de 4,5 ng/mL pode ser normal aos 70 anos, mas não aos 40, por exemplo.

Por exemplo, uma taxa de sobrevida de 90% em 5 anos significa que 90 em cada 100 pacientes com esse tipo de câncer ainda estarão vivas 5 anos após serem diagnosticadas. Mas, saiba que muitas dessas pacientes vivem mais do que 5 anos após o diagnóstico.

Alimentos à base de licopeno, pigmento avermelhado presentes em vegetais e frutas como goiaba, tomate, melancia, rabanete, colaboram para a prevenção do câncer de próstata e doenças cardiovasculares, atua como poderoso antioxidante, ou seja, neutraliza radicais livres, agentes produzidos em excesso pelo nosso corpo que ...

Homens que mantiveram três horas ou mais dos chamados equivalentes metabólicos por semana – que equivalem a correr, andar de bicicleta, nadar ou jogar tênis por meia hora por semana – apresentaram risco 35% menor de mortalidade geral do que os demais.

melancia

Para os homens, a melancia pode ser uma grande aliada quando o assunto é saúde da próstata. A fruta contém altos níveis de licopeno e citrulina, os quais ajudam a reduzir a inflamação e reparar danos à próstata.

Dores nas costas, nos testículos e na pélvis. Desconforto nos órgãos do sistema reprodutor masculino ou na área ao redor é mais um sinal de alerta para o câncer de próstata. Quando a doença evolui, é comum sentir, ainda, dor óssea — principalmente na região das costas.

Carnes processadas, como presunto, linguiça e salsicha, são alimentos que irritam a próstata ainda mais e, por isso, devem ser evitadas.
...
Entre os principais, estão:

  • carnes com muita gordura;
  • manteiga;
  • laticínios;
  • alimentos ultraprocessados;
  • amêndoas;
  • nozes;
  • castanhas e.
  • ostras cruas.

Idade para exame de próstata passa de 45 para 50 anos.