Qual é o significado do brinco de cruz?

Perguntado por: scoutinho . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Independentemente da religião, os brincos com cruz transmitem uma mensagem de fé. Quem decide usar brincos de cruz traz consigo o sentimento de gratidão e o desejo de proteção, exteriorizado por essa peça que pode ser utilizada em qualquer momento.

Agora vem a pergunta: se você não é cristão, tem problema usar? Não, muito pelo contrário, justamente porque cada cultura adere a esse símbolo de forma única, é possível, então usar acessórios com cruz sem que isso precise significar alguma coisa. Continue a leitura e veja algumas opções.

Um pouquinho de história sobre esse Acessório: várias tribos indígenas utilizavam a perfuração corporal (brinco também) como simbolismo de idade, riqueza e posição dentro da tribo. Os antigos Marinheiros também furavam a orelha para demonstrar que navegaram pelo Mundão ou sobreviveram a algum naufrágio.

Estudiosos afirmam que usar brincos era sinal de riqueza e até mesmo de identificação cultural, e afirmam que ele surgiu por volta de 2500 a.C. Eles contam que com base em crenças antigas, os espíritos malignos penetravam pelas perfurações no corpo das pessoas, e para impedir cobriam os furos, surgindo assim, os ...

Essa história de que brinco masculino tem o lado certo para ser usado não passa de um mito. Antigamente acreditava-se de que havia um lado específico para usar, contudo, hoje quem define as regras é a própria pessoa. Afinal, você tem todo o direito para escolher o lado da orelha que quer furar.

No mundo dos famosos, já faz algum tempo que os brincos de cruz são os queridinhos entre os acessórios. Seja em homens estilosos da música e do esporte, como Lil Nas X e Lewis Hamilton, ou entre as mulheres fashionistas como Amanda Steele e Kylie Jenner, o que não faltam são exemplos de que essa peça veio para ficar.

Reza a lenda que há muitos anos, a escolha pela orelha direita ou esquerda para usar brincos masculinos tinha alguma ligação com a orientação sexual dos homens. E esse, como muitos outros mitos em relação ao que se pode ou não fazer em termos estilo, já está super fora de moda.

A orelha geralmente fica vermelha e quente sempre que há uma lesão ou trauma nela. Piercings, arranhões e picadas de insetos são apenas algumas das maneiras através das quais você pode machucar a orelha, e o uso de analgésicos pode ser a melhor solução até que a lesão seja resolvida.

Você pode optar por argolas, pedras solitárias, peças com pingentes e ainda existem tamanhos e materiais diferentes, sem falar nas cores. O que não faltam são estilos para atender todo tipo de personalidade entre os homens. Ainda assim, algumas dicas podem ser úteis para ajudar a escolher os seus primeiros brincos.

Material: Liga de zinco (Latão) Não pode molhar.

A regra geral é evitar dormir com brincos, com uma exceção: quando você coloca o piercing novo.

Algumas pessoas não podem usar bijuteria na orelha, porque certas substâncias podem irritar a pele. Nesse caso é indicado peças em ouro para não provocar alergia. Jogador de futebol pode usar todo tipo de acessório, mas quando entra em campo tem de deixar tudo no vestiário.

Desde a primeira vez que o homem primitivo se perfurou com um dente ou com um pedaço de osso, os brincos se tornaram um dos muitos adornos que simbolizavam poder: a capacidade de conquistar algo maior e mais perigoso do que ele próprio, a fim de proteger a si mesmo, a tribo e suprir o abastecimento local de alimentos.

Nem sempre o terceiro furo na orelha foi considerado assim, contudo. No passado, era um sinal de rebeldia e inconformidade com os padrões da sociedade. Porém, tudo evolui. A moda também evoluiu, e passou a prezar características como a personalidade da pessoa na hora de compor um outfit.

Antigamente, havia-se um mito sobre o significado do brinco em cada uma das orelhas. Algumas pessoas diziam que o acessório de determinado lado poderia representar algo sobre o gênero do indivíduo ou mesmo revelar os seus antepassados criminais.